Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Porto Nacional terá mais seis cursos de nível superior com a implantação da Universidade Aberta no município, uma parceria com o Ministério da Educação, Universidade de Brasília (UNB), Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia e Prefeitura Municipal de Porto Nacional.

Dois cursos da Universidade Aberta de Porto Nacional serão oferecidos através da UNB - Educação Física e Música -, quatro serão oferecidos através da Universidade do Tocantins (Unitins), nas áreas de Química, Física, Biologia e Português.

Os cursos da Universidade Aberta são na modalidade de educação à distância e irão funcionar no piso superior do prédio onde funciona o Centro Profissionalizante do Senai. As inscrições para o vestibular dos cursos de Educação Física (40 vagas) e Música (20) já estão abertas, sendo que podem ser feitas através do site: www.cespe.unb.br/vestibular/uab2009 até o dia 7 de dezembro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50,00.

O prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), comemorou a conquista da cidade. Segundo Mourão, mais de mil municípios se inscreveram, sendo que Porto Nacional está entre os 60 primeiros aprovados no Brasil. "É algo inédito que representa mais uma oportunidade dos jovens se qualificarem para o mercado de trabalho, incentivo à formação de novos professores e o mais importante sem ter que pagar pelos cursos da faculdade", destacou.

Os cursos foram escolhidos conforme a demanda do município e considerando a estrutura que a prefeitura dispunha, como no caso de Porto Nacional que tem uma Escola Municipal de Música e o Centro Olímpico.