Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Em razão da estiagem nas regiões Sul e Sudeste do Estado, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – solicitou ao Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – a prorrogação, por dez dias, da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Sendo assim, a campanha que começou no dia 1º de novembro, ocorrerá até o dia 10 de dezembro.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, explica que devido à escassez de água, muitos animais ficaram delibitados e com o atraso no período chuvoso não tiveram tempo de se recuperar totalmente, dificultando sua locomoção e assim a vacinação contra a doença. "Uma vez que o estado dos animais pode prejudicar o bom andamento da campanha, a prorrogação é uma forma de auxiliarmos os produtores no cumprimento da obrigatoriedade", comentou.

Todos os bovídeos (bovinos e bubalinos), independente da idade, precisam ser vacinados contra a febre aftosa. O produtor que deixar de imunizar o rebanho pagará multa de R$ 5,42 por cabeça. Caso vacine mas não comprove a vacinação, o pecuarista também será penalizado e pagará uma multa de R7,69, por propriedade.

O pecuarista também deve ficar atento às regras para o transporte do rebanho. Depois de vacinado, o animal deve cumprir uma carência, de 15 dias se recebeu a primeira dose e sete se tomou a segunda dose. A partir da terceira vacina, o animal não precisa cumprir carência antes de ser transportado.

Para o transporte, todos os animais devem ter GTA - Guia de Trânsito Animal. Caso contrário, o gado será apreendido e o produtor autuado e multado no valor de R$ 42,56, por cabeça.

Abate

Já os animais que serão abatidos no período da campanha e 60 dias após o seu término, ou seja, até 29 de janeiro, não precisam ser vacinados. Neste caso, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec e assinar um termo de compromisso, definindo a data do abate dos bovinos.

Dados

Na primeira etapa da campanha de 2008, o Tocantins chegou a 99,06% de cobertura vacinal, ou seja 7.125.131animais imunizados, de um total de 7.192.763 existentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec