Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Somadas as folhas de pagamento de novembro, dezembro e o 13° salário dos servidores públicos estaduais, o governo do Estado injetará na economia tocantinense mais de R$ 260 milhões, neste final de ano. O décimo terceiro, envolvendo o montante de R$ 77 milhões, será antecipado do dia 20 para o dia 13 de dezembro.

Cerca de 50 mil servidores, entre concursados, comissionados e inativos, receberão, além do 13º, o salário de dezembro, que será pago no dia 31 de dezembro. Os servidores concursados que possuem cargo em comissão receberão o 13º integral, correspondente ao último salário recebido (valor de novembro). Já os servidores apenas comissionados receberão o valor do 13º salário correspondente aos meses de agosto a dezembro, atendendo a uma determinação do STF – Supremo Tribunal Federal, que obrigou o governo a demitir todos os comissionados, em agosto último.

Segundo o presidente do CDL - Clube de Diretores Lojistas de Palmas, Silvio Cunha, o pagamento adiantado do 13º beneficiará o comércio. "Isso é muito bom para o comércio porque o comerciante fica ansioso, pois muita gente viaja no dia 20. Com o adiantamento, há tempo para esses lojistas fazerem suas promoções e as pessoas vão gastar seu dinheiro aqui no Estado" ressaltou Cunha.

Para os servidores que estavam na expectativa de receber o 13º salário somente no dia 20 de dezembro, a medida veio em boa hora e vai possibilitar antecipar projetos. É o caso do servidor da Seduc – Secretaria da Educação e Cultura Elton Elias, que vai adiantar suas compras. "Eu fico muito feliz porque nós temos vários projetos para este fim de ano que poderemos antecipar. Esta atitude do governador é louvável e demonstra a valorização do servidor", ressaltou.

Cronograma de pagamentos (final de ano):

Novembro: 05/12/2008

13° Salário: 13/12/2008

Dezembro: 31/12/2008

 

Fonte: Secom