Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira

Os primeiros frutos da viagem cultural a São Paulo, promovida pela Fundação Cultural do Tocantins para os artistas tocantinenses, já estão sendo colhidos. Os artistas plásticos e visuais buscando fomentar seu segmento no Estado se uniram e formaram uma associação, cujo nome escolhido é AVISTO. Segundo Costa Andrade, eleito presidente por unanimidade ainda durante a viagem, a idéia já era estudada há algum tempo, porém a viagem serviu para integrar a classe, já que esse segmento cultural é muito individual.

Um dos objetivos da associação é facilitar a comunicação com o poder público e privado, facilitando a organização de eventos culturais voltados para as artes plásticas. Costa Andrade explica que é preciso uma agitação como essa no Estado, já que a população do Tocantins ainda não tem o hábito de comprar obras ou até mesmo visitar exposições, o que se justifica por ser um Estado jovem e segundo o artista, processo que também aconteceu em outras cidades importantes como Brasília.

Costa Andrade reforça que a organização da classe beneficiará toda população e os gestores poderão aplicar as verbas em lugares estratégicos, respondendo o anseio dos artistas e os agentes culturais que realizarão uma troca de conhecimentos, evoluindo dentro do seu trabalho. Uma das ações previstas é a organização de palestras e oficinas onde os artistas ensinam o que aprendem para os seus companheiros de associação, provocando assim uma capacitação nos produtos do Estado.

Nesta segunda-feira, 16, às 17h, aconteceu a ratificação do Estatuto, oficializando a associação, na sede localizada no quiosque da Praça da Árvore, local onde aconteceu o almoço de confraternização, a primeira ação da classe, com apenas 11 dias de criação. Neste mesmo local, está previsto a realização de exposições acompanhadas também de outros segmentos como música e artes cênicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Cultural