Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O prefeito de Arapoema (TO) Baltazar Rodrigues - Tazinho (PR), eleito pela coligação Aliança de Reconstrução de Arapoema (ARA), formada pelos partidos PR, PTB, PT, PP, PSDB, PDT e PMN, nomeou uma Comissão para realizar uma auditoria minuciosa em todas as repartições e contas públicas mantidas pelo município.

Segundo Tazinho os últimos atos do prefeito anterior, Antonio Carlos de Carvalho - Carlito (PMDB), dão conta de fortes indícios de irregularidades, tais como salários de servidores atrasados, prestações de contas de convênios não realizadas e pagamento de despesas sem realização de procedimento licitatório.

Carlito ainda é acusado pelo atual Secretario Municipal de Administração e Planejamento, Jurandir Fidelis da Silva, de ter deixado diversos cheques sem fundos na praça.

A gestão atual informa que logo após as eleições foi indicado ao gestor antecessor membros para comporem Comissão de Transição na forma recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado, mas a iniciativa foi ignorada por Carlito. Ainda segundo a gestão em curso, nenhum requerimento protocolado solicitando informações foi atendido.

A Comissão poderá se valer de técnicos para a realização dos trabalhos e deverá elaborar um criterioso relatório em 30 (trinta) dias, indicando fatos e circunstâncias e produzindo prova, cujos autos deverão ser imediatamente encaminhados ao Prefeito Municipal para providencias.

A Comissão de auditória nomeada é formada pelos seguintes servidores do município: Jurandir Fidelis da Silva, Elizeide Noleto Pereira, Delicio Alves de Paula, Gevasio Pereira Costa, Jose Cleomar Nunes de Sousa, Helio Lopes Furtado e Istelita Pereira Oliveira Filha.

O gestor antecessor não foi encontrado para falar sobre a iniciativa e consideração do atual prefeito de Arapoema. O Conexão Tocantins se encontra à disposição para quando o mesmo desejar se pronunciar.

 

Umberto Salvador Coelho