Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Frederick Borges

O vice-governador Paulo Sidnei representou o governador Marcelo Miranda na solenidade de recepção ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, que aconteceu ontem, sexta-feira, 16, às 16h no Aeroporto de Porto Nacional. Dom Lorenzo, que veio ao Tocantins presidir a cerimônia de ordenação episcopal do Monsenhor José Moreira da Silva, primeiro sacerdote do Tocantins eleito bispo, foi recebido com honras de Chefe de Estado. Ele exerce o papel de embaixador do Vaticano no Brasil.

Em solenidade rápida e bastante prestigiada, depois da execução dos hinos do Vaticano e do Brasil pela Banda da Guarda Municipal, o embaixador foi cumprimentado pelo vice-governador, que o apresentou as autoridades presentes, secretários de Estado, bispos e representantes da Igreja Católica e em seguida falou aos presentes sobre sua visita ao mais novo estado do Brasil. “O Tocantins é um estado pioneiro em muitas áreas, a igreja também quer fazer parte desse processo de melhoria das condições de vida do seu povo”, disse ao falar sobre o papel social da igreja.

Dom Lorenzo ainda destacou a importância da cerimônia de sagração do Bispo Dom José Moreira da Silva, que acontece neste sábado, às 9h, na Igreja Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional. “É uma honra para esta Igreja e também para o Tocantins assistir o primeiro sacerdote do Estado a se tornar bispo”, disse parabenizando a igreja de Porto Nacional, que segundo ele foi responsável pela implantação de todas as dioceses do Estado.

Em seu pronunciamento de saudação, o vice-governador Paulo Sidnei desejou boas vindas ao embaixador e disse ser motivo de muita alegria para o povo tocantinense recebê-lo em sua missão de fé ao Tocantins, no momento em que um filho do Estado, o primeiro, será ordenado bispo. Ele pediu a Dom Lorenzo que transmitisse a mensagem do Governo do Estado ao Papa Bento XVI. “O Tocantins continua unido, agora com a fé renovada.”

Prestigiaram ainda a solenidade a prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins, os deputados estaduais Fábio Martins, Toinho Andrade e Paulo Roberto, os arcebispos de Palmas, Dom Alberto Taveira, e de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, dentre outros, além de um grande número de populares.

Dom José Moreira

O primeiro bispo eleito do Estado, Monsenhor José Moreira da Silva, é natural de Ponte Alta do Tocantins e será ordenado em cerimônia que acontece neste sábado, 17, às 9h, na Igreja Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional. Na ocasião, o governador Marcelo Miranda será representado pelo deputado estadual Fábio Martins.

Fonte: Secom