Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Prefeito Raul Filho anuncia redução de 78% nos casos de Dengue em Palmas

Prefeito Raul Filho anuncia redução de 78% nos casos de Dengue em Palmas Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro Prefeito Raul Filho anuncia redução de 78% nos casos de Dengue em Palmas Prefeito Raul Filho anuncia redução de 78% nos casos de Dengue em Palmas

A boa notícia foi dada na manhã desta quinta-feira, 29, durante realização de um grande mutirão de limpeza, no Setor Santa Fé, região Sul de Palmas: " a Prefeitura tem realizado ações de prevenção e de combate a dengue, de forma sistemática, que fizeram com que a sociedade tomasse consciência do seu papel para redução da doença na capital e agora estamos colhendo bons frutos que é a redução de 78% no número de casos neste mês", afirmou o prefeito Raul Filho, acrescentando que mesmo com essa diminuição, as ações continuam: " nossos agentes continuam visitando as casas no mesmo ritmo de trabalho porque a dengue não é uma preocupação só de Palmas, mas do Estado e da União", acrescentou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 28 de janeiro deste ano, foram notificados 223 casos de dengue, contra 1045, no mesmo período do ano passado: "para alcançarmos esse índice, além de investimentos constantes e ação permanente, usamos também da criatividade", declarou o Secretário de Saúde, Samuel Bonilha, informando que para identificação de focos do mosquito Aedes aegypti de difícil acesso foram criados: a web-dengue (micro-câmera adaptada a um computador para inspecionar bueiros) e as fotos aéreas feitas através de uma parapente motorizado, equipado com câmera fotográfica de longo alcance e alta definição, que fotografa toda a cidade do alto.

Outras ações de prevenção e combate a dengue desenvolvidas pela Prefeitura de Palmas

Ingresso Forçado - Abertura de casas em estado de abandono para realizar inspeção. O trabalho é feito com o auxílio de um chaveiro e apoio policial.

Notícia Crime - Envio de ofício à Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo com o relato de uma situação de risco à saúde pública, oriunda de um imóvel gerador de foco do mosquito transmissor da Dengue.

Ação Permanente - Os agentes de endemias fazem a remoção dos criadouros móveis encontrados dentro dos imóveis vistoriados, através da utilização de toda a instrumentalização necessária para o tratamento dos criadouros, captura e eliminação das larvas do mosquito.

Palestras Educativas - Biólogos e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses ensinam, nas escolas, as etapas de vida e de evolução do mosquito Aedes aegypti, utilizando o laboratório móvel de entomologia, conscientizando crianças e adolescentes da necessidade de eliminar focos.

Carro Fumacê - Veículo especialmente equipado para pulverização de inseticida diluído em óleo vegetal para eliminação do mosquito.

Concurso para estudantes - (Guerra contra Dengue) Concurso de Desenho, Redação e Poesia sobre Prevenção e combate a dengue que envolve as redes públicas municipal, estadual e particular de ensino.

Mutirões com a comunidade - Diversos segmentos organizados da sociedade civil, como escolas, associações de moradores, igrejas, se unem aos agentes de endemias para eliminação de focos e de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, promovendo limpeza ambiental e conscientizando a população.

Recolhimento de Pneus