Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

O governador Marcelo Miranda destacou os investimentos do governo do Tocantins em pontes, infraestrutura e aceleração do crescimento do estado, durante participação na inauguração da ponte que liga a cidade de São Miguel do Tocantins, região do Bico do Papagaio, a Imperatriz (MA), nesta sexta-feira, 19, em Imperatriz.

“Já temos recursos garantidos para a ponte de Xambioá, ligando a São Geraldo, no Pará, com extensão de mais de mil metros. Temos também recursos alocados para a ponte de Miracema e fomos buscar, no exterior, recursos para as obras da ponte da Barra do Ouro. Então, são três obras vultuosas que vão levar desenvolvimento para o Tocantins e para a região do Piauí, Pará e Maranhão”, disse Marcelo Miranda.

Durante a solenidade de inauguração da ponte entre São Miguel e Imperatriz, que contou com a participação de milhares de pessoas dos dois estados, o governador do Maranhão, Jackson Lago, ressaltou a importância do empreendimento. “Estamos pegando dinheiro público para investir em obras como essa ponte, que impulsiona o desenvolvimento da região do Maranhão e Tocantins”, discursou Lago.

A ponte tem extensão de 1.020 metros e contou com recursos de R$ 100 milhões, oriundos do governo do Maranhão. Pelo lado do Tocantins, o governo estadual está executando investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões na pavimentação asfáltica de uma variante de 6,6 km da rodovia TO-126 e concretagem da cabeceira da ponte.

Entreposto

Marcelo Miranda destacou, em entrevista coletiva, o impulso do desenvolvimento da região do Bico do Papagaio, com a instalação de um entreposto comercial da Zona Franca de Manaus, no município de Praia Norte. “As discussões para implantação da Hidrovia Tocantins, aliadas às questões da eclusas, nos força à construção do Porto de Praia Norte, que já está definido. Porque com as eclusas de Estreito, Lajeado e, posteriormente, a de Tucuruí, forçam a viabilidade do projeto”, disse o governador.

Outro investimento importante para o Bico do Papagaio destacado pelo governador é o Projeto Sampaio. “É um projeto que ao longo do tempo que trabalhado, com recursos sendo alocados, e acredito que trará o desenvolvimento para a região do Bico do Papagaio”, afirmou.

 Fonte: Secom