Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um encontro de representantes do poder público e comunidade interessados no desenvolvimento do turismo de sua região. Assim foi a oficina de elaboração do PDITS - Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, promovida pela Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, na manhã da quarta-feira, 18, no auditório da Câmara Municipal de Ponte Alta do Tocantins, Pólo do Jalapão.

O encontro foi aberto pela presidente da Adtur, Regina Reis, que destacou a importância da realização das oficinas, que irão resultar em ações que melhor se encaixem com a realidade de cada pólo turístico, e executadas com recursos do Prodetur Nacional, na ordem de US$ 120 milhões, angariados em financiamento com o BID.

Na ocasião, estiveram reunidos prefeitos dos municípios de Mateiros, Josimar Ferreira; São Félix, Jânio Silva Mendonça; Rio Sono, Francisco Barbosa; Lizarda, Carlos Lustosa; Santa Tereza, Trajano Pereira e Lagoa do Tocantins, Jucelino Lustosa. Ainda vereadores, secretários de Turismo, representantes do trade (comerciantes, hoteleiros, condutores) e estudantes do curso de Guia de Turismo, expondo os problemas e necessidades para o desenvolvimento do segmento.

Animados, os prefeitos compartilharam da mesma opinião e mostraram comprometimento com o projeto como “uma ferramenta de potencializar o turismo na região”, como destacou o prefeito de São Félix, Jânio Silva Mendonça.

Conduzida pelo professor Luiz Renato Ignarra, diretor da empresa Indústrias Criativas, responsável pela elaboração dos PDITS, a oficina alertou sobre a importância do planejamento do turismo para que a região turística não seja impactada de forma negativa. Ele e sua equipe estão fazendo o levantamento das informações necessárias que irão nortear a aplicação dos recursos e para isso percorrem os potenciais atrativos de cada pólo turístico.

Também estiveram presentes representantes da secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria do Planejamento, Dertins, Fórum Estadual de Turismo e Sebrae, o diretor de Desenvolvimento e Operações Turísticas da Adtur, Antonio Malan, e a assessora de Relações Institucionais Graziela Cortez.

O presidente do Foestur, Lucio Flavo Marini, aproveitou a oportunidade e reforçou a importância do Jalapão ter um fórum regional de turismo de representatividade.

Esta foi a terceira oficina de PDITS, realizada nos pólos turísticos. A próxima oficina acontecerá no dia 24 de março, no município de Natividade, com os municípios do Pólo Serra Geral.

Fonte: Secom