Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com objetivo de difundir informações à equipe profissional multidisciplinar do HRG – Hospital Regional de Gurupi sobre como efetuar diagnósticos de tratamentos de doenças relacionadas ao trabalho, o Cerest-TO – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Tocantins realiza na segunda-feira, 23, às 14 horas no auditório do Pronto Atendimento de Gurupi, a 1ª Oficina de Capacitação em Protocolos de Saúde do Trabalhador.

A oficina será ministrada pela gerente do Núcleo de Informações do Cerest-TO, Salete Klein, e pelo médico-clínico Frederico Ricardo de Souza.

Salete Klein explica que a realização da oficina visa dar prosseguimento à implantação da Unidade Sentinela em Saúde do Trabalhador no município de Gurupi, treinando a equipe do hospital para o reconhecimento, a atenção e notificação adequados dos agravos e doenças relacionados ao trabalho atendidos pela unidade.

De acordo com a gerente, a Unidade de Gurupi passa a compor a Rede Sentinela de Saúde do Trabalhador no Tocantins, ressaltando que o municípios que a compõe são escolhidos mediante critérios epidemiológicos, de capacidade resolutiva em saúde e de acordo com o perfil de desenvolvimento econômico. “Assim, os municípios escolhidos para comporem a rede são aqueles de maior porte populacional, de maior resolutividade em saúde e que tenham no seu perfil de desenvolvimento atividades econômicas que podem levar a um maior risco de adoecimento e morte da sua população trabalhadora, quer seja por doenças ou por acidentes de trabalho”, explica.

Na abertura da oficina será feita uma explanação sobre a política do trabalhador, com a apresentação da situação no Tocantins. Em seguida, será apresentado os protocolos “Acidentes de trabalho grave, fatal, crianças e adolescente” e “Acidente do trabalho com exposição à material biológico”, bem como, “intoxicação exógena”.

Já na terça-feira, 24, a oficina tem início às oito horas com a apresentação de protocolos relacionados a dermatose ocupacional, LER/DORT (conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo ou doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho). Às 14 horas, a equipe de profissionais do Hospital Regional de Gurupi, atuará na construção do fluxo da informação da Unidade de Saúde para a Secretaria Municipal de Saúde.

Zacarias Martins

Ascom/Sesau