Geral

A Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA) será lançada na próxima terça-feira, 12, em Palmas. O evento acontece às 19h30, no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo e marcará o início da LIIBRA no Estado. Além de apresentações de rap, break, graffiti e uma exposição fotográfica, o evento contará ainda com a presença do secretário-geral da CUFA Brasil - Central Única das Favelas, Celso Athayde.

“Esse evento será uma oportunidade da cultura de rua mostrar para a sociedade a arte que vem da periferia” informou a diretora executiva da CUFA Tocantins, Gleidy Braga.

As seletivas estaduais acontecem nos meses de maio, junho e julho, em Araguaina, Gurupi e Palmas, respectivamente. Os campeões de cada etapa participarão da grande final em Palmas, no dia 12 de julho.

Os três finalistas da LIIBRA circuito Tocantins participarão em agosto, no Rio de Janeiro, do circuito Nacional da LIIBRA, na qual serão escolhidos os atletas que irão compor a seleção brasileira de basquete de rua para disputar o campeonato Internacional que será realizado em novembro, também no Rio. Já confirmaram presença na competição países como Alemanha, Estados Unidos, Chile, Bolívia, Itália e Hungria.

LIIBRA

Em 2005, a CUFA realizou no Rio de Janeiro o primeiro campeonato de basquete de rua de expressão nacional, dando origem à LIBBRA – Liga Brasileira de Basquete de Rua. Em 2008, o basquete de rua conquistou novos horizontes e a CUFA promoveu o 1º Desafio Internacional de Basquete de Rua, com a participação do Brasil e do Chile. As expectativas aumentaram e em 2009 acontecerá o 1º Campeonato Mundial de Basquete de Rua: a LIIBRA – Liga Internacional de Basquete de Rua.

CUFA

A CUFA é uma organização não governamental que trabalha com os elementos do Hip Hop: graffiti, DJ’s, MC’s e break, e tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano através de ações de proteção e difusão da diversidade cultural, estimulando o protagonismo e o empreendendorismo comunitário como meio de transformação social.

O lançamento do projeto no Tocantins ocorreu em novembro de 2008, com a presença do rapper MV Bill, onde foram firmadas parcerias com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Prefeitura Municipal de Palmas.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa CUFA

 

Por: Redação

Tags: Basquete de Rua, Cufa, Gleidy Braga