Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Palacinho; museu foi a primeira sede do governo do Tocantins em Palmas Palacinho; museu foi a primeira sede do governo do Tocantins em Palmas
  • Imóvel adquirido para implantação do Museu Histórico de Arraias

Com inauguração de Museu e realização de oficinas museológicas, o Tocantins, por meio da Fundação Cultural, participará da programação da Semana Nacional de Museus 2009, uma iniciativa do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Este ano, o tema da 7ª Semana de Museus é “Museus e Turismo”.

Na programação do Estado está inserida a inauguração do Museu Histórico de Natividade, no próximo dia 30 de maio, através de convênio entre Ministério da Cultura e Governo do Estado, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Prefeitura Municipal de Natividade. Serão realizadas ainda oficinas museológicas em Dianópolis, de 25 a 27 de junho, com o tema: Museu e Turismo, com apoio da Fundação Cultural do Estado. De 26 a 30 deste mês, será feita a exposição fotográfica: Cultura e Turismo do Tocantins, que acontecerá, em Porto Nacional, numa iniciativa do Museu Histórico e Cultural da cidade, bem como exposições literárias, palestras, oficinas, mostra de cinema e apresentações culturais. Em Wanderlândia, de 21 a 23 de maio, acontecerá oficinas, encontros e exibição de filmes.

Investindo na preservação do patrimônio histórico e cultural do Tocantins, a Fundação Cultural está realizando as seguintes obras na área de museus: manutenção do Memorial Coluna Prestes, em Palmas; implantação do INY HETO- Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal – Karajá e Javaé, instalado no município de Formoso do Araguaia, com apoio da Prefeitura Local e associações indígenas Javaé e Karajá, Funai e Iphan; aquisição do imóvel para implantação do Museu Histórico de Arraias, bem como o projeto museológico, e junto com o Iphan, a restauração e adequação do prédio. Restauração do Museu Histórico do Tocantins/ Palacinho e recuperação do antigo prédio da Assembleia Legislativa do Tocantins, realizadas pelo Iphan e Governo do Estado, cujas obras iniciaram em janeiro deste ano e serão entregues e no segundo semestre de 2009.

Semana Nacional de Museus

Em todo o Brasil acontece uma programação diversa com projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações. Na edição deste ano, serão realizados 2.020 eventos em 615 instituições de todas as regiões do país.

Promovida desde 2003, a Semana Nacional de Museus consolidou-se no seu propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. O tema escolhido para esta sétima edição, realizada de 17 a 23 de maio, será mais uma oportunidade de demonstrar o potencial turístico, atratividade, pluralidade cultural e diversidade das instituições participantes.

Fonte: Fundação Cultural