Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Sesau - Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quinta-feira, 4, através de nota que recebeu outro exame para confirmação de Influenza A (H1N1) de uma pessoa do grupo de norte americanos que esteve em observação no Hospital Geral de Palmas (HGP) na semana passada. O resultado foi positivo. Assim, segundo o Ministério da Saúde, já são dois os casos confirmados da doença no Tocantins.

O grupo de norte americanos teve alta esta semana, depois de passado o período de contato para transmissão a outras pessoas.

A Sesau inda informou nesta quinta-feira que foram notificados mais dois casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no Estado.

As duas pessoas, um homem e uma mulher, procuraram o posto da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária que se localiza no aeroporto de Palmas, após sentirem os sintomas da doença. Os dois haviam viajado recentemente para o exterior.

Os profissionais da Anvisa encaminharam o casal, imediatamente para o HGP – Hospital Geral de Palmas, referência no Tocantins para o tratamento da Influenza A. Na unidade hospitalar eles estão realizando exames e sendo observados com a finalidade de prevenção, acompanhamento e controle epidemiológico por suspeita da doença.

A Sesau reitera que não vai permitir, amparada pela lei vigente no Brasil, imagens e divulgação de nomes de pacientes suspeitos ou com confirmação da doença e que segue todos os protocolos da OMS – Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde para acompanhamento, monitoramento e tratamento da Influenza A.