Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Palmas vai sediar de 9 a 12 de junho, o III ENORD - Encontro da Região Norte de Redução de Danos em saúde, que será aberto nesta terça-feira, às 20 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), à Avenida Governador Siqueira Campos, em frente à Planeta Chevrollett.

O evento contará com a participação do Prefeito Raul Filho (PT), do Secretário de Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, de autoridades do Ministério da Saúde; dos Estados do Tocantins, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá; Organizações Não Governamentais (ONGs), além da sociedade civil organizada e convidados.

Serão discutidas estratégias para elaboração de políticas públicas de saúde que reduzam danos ao cidadão. A Geopolítica das Drogas na Amazônia será o tema da conferência de abertura.

“Apesar de todos os avanços conquistados nos últimos anos, a Região Norte sofre muito com variados tipos de doenças pois, grande parte da população vive em situação de risco social e com níveis acentuados de pobreza, uso de drogas e de prostituição, agravantes de danos à saúde que diminuem a qualidade e a expectativa de vida”, explica o secretário, Samuel Bonilha.

De acordo com Max Alberto de Sousa Leite, Coordenador do Comitê de Redução de Danos, serão priorizadas as discussões para redução de danos nas DST/Aids, no uso de drogas e na prostituição. “Na Região Norte é grande a incidência de contaminação pelo vírus HIV nas relações sexuais sem uso de preservativos, bem como, durante uso de drogas, com dispositivos infectados que são compartilhados pelos usuários, agravando e ampliando danos”, enfatiza.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus