Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

vereador Mauricio Naur; prefeito de Sucupira José Dantas; prefeita de Talismã Miriam Salvador; prefeito de Jaú José Luiz; prefeito de Aliança José Rodrigues e vereadora de Peixe

vereador Mauricio Naur; prefeito de Sucupira José Dantas; prefeita de Talismã Miriam Salvador; prefeito de Jaú José Luiz; prefeito de Aliança José Rodrigues e vereadora de Peixe Foto: Núbio Brito

Foto: Núbio Brito vereador Mauricio Naur; prefeito de Sucupira José Dantas; prefeita de Talismã Miriam Salvador; prefeito de Jaú José Luiz; prefeito de Aliança José Rodrigues e vereadora de Peixe vereador Mauricio Naur; prefeito de Sucupira José Dantas; prefeita de Talismã Miriam Salvador; prefeito de Jaú José Luiz; prefeito de Aliança José Rodrigues e vereadora de Peixe

Com objetivo de buscar uma alternativa de acesso a moradia digna e qualidade de vida à população carente foi criada no dia 04 de junho na cidade de Jaú, há 396 km de Palmas a Associação Habitacional Nova Fronteira. Estavam presentes os prefeitos de Sucupira, José Dantas; de Aliança, José Rodrigues; de Talismã, Miriam Salvador e de Jaú do Tocantins, João Luiz, além de vice prefeitos e vereadores de várias cidades da região. A entidade sem fins lucrativos é formada por prefeitos da região Sul do Tocantins.

A diretoria será presidida pelo prefeito de Jaú do Tocantins, João Luiz. Na vice presidência Miriam Salvador prefeita de Talismã; O prefeito de Sucupira José Dantas será o Diretor Financeiro; Leila Pereira, prefeita de Peixe ficou com a Secretaria Executiva e José Rodrigues prefeito de Aliança como presidente do Conselho Fiscal.

Entre as diretrizes básicas do estatuto, discutido e aprovado durante o encontro em Jaú, está o beneficio a população que não tem condições de acesso à infra- estrutura e à habitação sem diferenciação individual.

Para Marília Rocha do Instituto de Apoio à Gestão dos Municípios Brasileiros a associação vai ajudar a diminuir os problemas habitacionais nas pequenas cidades. “As regras dos programas habitacionais são bem definidas e os municípios unidos certamente terão força em suas reivindicações”. Destacou.

A associação deverá atuar junto ao Estado, ao Ministério das Cidades e Instituições financeiras na implementação de políticas públicas de habitação, saneamento, mobilidade urbana e parcelamento da terra, sustentando sempre os princípios da democratização e descentralização, pactuando os diferentes interesses defendidos pelos municípios envolvidos. Um calendário de reuniões está sendo criado para propor as políticas públicas ao governo.

O prefeito de Jaú João Luiz, idealizador do encontro, disse que a associação é de prefeitos e não de partidos. “Este é o fruto prático da atuação da Associação Habitacional Nova Fronteira, ou seja, temos um canal onde podemos ser ouvidos, onde podemos debater, e é um canal institucional, é um canal de força e de organização entre os prefeitos da região Sul”. Definiu.

Para José Dantas, prefeito de Sucupira, é fundamental que haja novos encontros para discutir amplamente as questões e os interesses da entidade. “Lamento a ausência de alguns companheiros e espero que nos próximos encontros possamos estar juntos discutindo o que a associação propõe”. Lamentou.

“Como representante da sociedade devemos nos preocupar em nos organizar porque os municípios têm problemas sérios de habitação e nós como seus gestores precisamos nos unir na busca de soluções e de nossa sustentabilidade”. Ressaltou o prefeito de Aliança, José Rodrigues.

Miriam Salvador, prefeita de Talismã, disse que saiu do encontro com uma ótima impressão. “Espero que tudo que discutimos seja levado em frente, este foi um passo importante para a organização dos municípios de nossa região”. Concluiu.

Municípios do Sul

O sul do Tocantins é formado pelos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Peixe, Sandolândia, Sucupira, Talismã, Palmeirópolis, Paraná e São Salvador do Tocantins.

Fonte: Ascom Pref. Aliança do Tocantins