Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria da Saúde (Semus) de Palmas, através da Unidade de Saúde da Família (USF) e de agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além da comunidade, realizará um grande mutirão de limpeza e combate a Dengue e Leishmaniose Visceral (Calazar), nesta segunda-feira, 08, a partir das 08:00, no Setor Taquari. A ação segue durante toda a semana.

A concentração de populares e agentes para início dos trabalhos será na sede da USF. A comunidade é mobilizada através de carros de som para enfatizar a necessidade de participação e de colaboração da sociedade para que receba os técnicos e voluntários do mutirão: " é de fundamental importância a participação dos segmentos organizados da sociedade na prevenção e combate a dengue e ao calazar. Essa integração comunidade-Semus vem a cada temporada, unindo forças através desses mutirões", enfatiza o titular da Semus, Samuel Bonilha.

Limpeza e educação

Serão realizados trabalhos de manejo ambiental, limpeza e remoção de possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti e do mosquito transmissor do calazar, além de distribuição de material educativo e orientação aos moradores quanto a importância de se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos.

O objetivo da Semus é realizar inspeções domiciliares em todos os imóveis do bairro. Nas casas que estiverem fechadas, será deixado um comunicado, para que o morador faça o agendamento para a vistoria posterior.

“As ações visam minimizar os fatores de risco que propiciam o desenvolvimento dos vetores da Dengue e da Leishmaniose, com a participação da comunidade, garantindo assim, maior efetividade de tais ações”, justifica José Luiz Peres, coordenador do mutirão.

Será realizado também o recolhimento de animais com possível sorologia positiva de leishmaniose, bem como orientações junto à comunidade através de palestras e peças teatrais em escolas, feira, PETI e Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei).

Raio X

No Jardim Taquari, em 2008, foram notificados 59 casos de dengue. Em 2009, até o momento, há apenas 04 casos notificados. Quanto a Leishmaniose Visceral (LV) humana, em 2008, houve registro de 02 casos humanos. Em 2009, o número de notificações é de 05 casos

Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde de Palmas, antecipou a realização do Inquérito Canino da Capital. Desde o mês de março, agentes de endemias percorrem as casas, colhendo sangue de cães e examinando a possível positividade para o calazar. Casos confirmados pelos exames, os cães soropositivos são recolhidos para sacrifício e a residencia é borrifada com inseticida para extermínio do mosquito transmissor da doença.

Fatores de risco da Leishmaniose

Presença de lixo, matéria orgânica (resto de alimentos) propiciando o desenvolvimento dos vetores da dengue e leishmaniose;

Fossa a céu aberto;

Criações de animais domésticos (porcos, galinhas, cães, etc)

Presença de cães errantes;

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus