Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
  • Foto - Lia Mara

Prefeitos e representantes de municípios impactados pelo Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado buscaram apoio do governo do Estado, para sanar pendências com o consórcio Investco S/A, responsável pela construção da usina. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 9, com a presença dos prefeitos Raul Filho (Palmas); Miyuki Hyashia (Brejinho de Nazaré); Tereza Martins (Porto Nacional); Manoel Silvino Gomes (Tocantínia); Márcia Costa Reis (Lajeado) e representantes de Ipueiras e Miracema.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, destacou que é de interesse do Estado solucionar a questão e o Governador está sensível com a causa dos prefeitos. “O Naturatins é o órgão responsável pela renovação da Licença de Funcionamento da usina e do cumprimento dos PBAs - Planos Básicos Ambientais e já temos uma comissão avaliando os PBAs para fazermos um relatório conclusivo a respeito disso”, esclareceu o presidente do órgão ambiental.

Falcao esclareceu ainda que serão avaliadas também as demandas apresentadas pelos prefeitos para que seja elaborado um relatório único que contenha desde as pendências à estratégia de cobrança junto ao consórcio da usina.

“O relatório será apresentado ao consórcio Investco para que os integrantes possam ter consciência do que é considerado pendência pelo órgão ambiental e o cronograma do cumprimento das obrigações”, destacou Falcão.

O prefeito de Palmas, Raul Filho, também presidente do Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada do Lago, disse que a reunião obteve o resultado esperado. “Estou otimista, o governador foi muito sensível, está solidário com a nossa causa e deixou isso com muita clareza”, comentou. Ele disse que uma nova reunião está marcada para segunda-feira,15, na prefeitura, com a presença dos prefeitos e o Naturatins, para continuidade da discussão do assunto.

Fonte: Secom