Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Nelson Junior Plenário do TSE Plenário do TSE

O julgamento do Recurso Contra Expedição do Diploma (RCED) do governador Marcelo Miranda (PMDB) e seu vice Paulo Sidnei (PPS), previsto para acontecer logo mais às 19 horas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode ser mais uma vez adiado, caso haja um pedido de vista por parte de um dos ministros.

O prazo para que um ministro do Supremo devolva os autos de um processo após o pedido de vista não é definido. A devolução pode se dar na próxima sessão da terça-feira, 30, ou depois do recesso do judiciário que terminará no dia 3 de agosto.

Inicialmente previsto para a última terça-feira. O julgamento foi adiado para esta quinta-feira, 25, pois o relator não teria concluído o relatório que deve ser lido na abertura do julgamento. Alguns marcelistas já dão como certo que o julgamento só ocorrerá em meados de agosto.

No processo o governador e seu vice são acusados de abuso de poder político e compra de votos durante as eleições de 2006, alem de uso da máquina administrativa para criar mais de 25 mil cargos comissionados.

No parecer da Procuradoria Geral Eleitoral, o vice-procurador-geral, Francisco Xavier Pinheiro Filho, sugere a cassação dos diplomas de Marcelo Miranda e Paulo Sidnei e que seja realizada um nova eleição.

O julgamento do recurso poderá ser acompanhado pela TV Justiça, ou pela internet pelo site www.tvjustica.jus.br/assista_online.php ou ainda www.tse.gov.br/internet/home/sessao_plenaria.htm

(Umberto Salvador Coelho)