Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada estadual Solange Duailibe (PT) manifestou-se na manhã desta terça-feira, 30, na Assembleia Legislativa sobre a cassação do diploma do governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB), pelo TSE, na última quinta-feira, e levantou pontos positivos e negativos.

Por um lado, Solange afirmou que uma cassação é ruim para a estabilidade política do Tocantins. “Se for para cassar, que se faça nos primeiros seis meses de mandato, não no final”, disse. A deputada lembrou ainda que viveu situação semelhante com seu esposo, o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), quando pediram a cassação da ex-prefeita Nilmar Ruiz (atualmente deputada federal pelo DEM), também por compra de voto e abuso de poder. “O povo espera uma reforma política, precisamos de leis para evitar tantos casos de corrupção”, disse, lamentando que o maior prejudicado é o Tocantins.

Por outro lado, Solange afirmou que “teríamos a sensação de impunidade se o governador não tivesse sido cassado, mesmo com tantas provas”. Ela disse ver com bons olhos o TSE não ter empossado o segundo colocado nas eleições de 2006, o ex-governador Siqueira Campos (PSBD). “Vejo que, com o julgamento do Rced (Recurso Contra Expedição do Diploma), o Tocantins se livrou de duas famílias mandatárias neste estado, uma que ficou por dez anos no poder e outra que caminhava para o oitavo”, disse a deputada.

Sobre as eleições indiretas para o mandato “tampão”, que acontecerão assim que o TSE julgar os recursos de Marcelo Miranda, Solange disse que os ministros passaram a responsabilidade de escolher o novo governador para os deputados estaduais e que eles saberão fazê-lo com muita propriedade. “Os deputados saberão escolher quem poderá oferecer a segurança e a estabilidade que o Tocantins precisa neste momento”, afirmou.

A primeira-dama da capital do estado disse ainda que o Partido dos Trabalhadores (PT), seu partido, está discutindo em reuniões como a do último domingo se terá candidato próprio ou se apoiará alguém nas eleições indiretas.

Fonte: Assessoria de Imprensa dep. Solange Duailibe