Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Capacitar e tornar o profissional apto para o mercado de trabalho, com esta visão a nova gestão do CREA-TO, Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do estado do Tocantins, vem celebrando convênios e firmando parcerias com instituições de formação profissional e entidades representativas do setor de agronomia do Estado, no sentido de oferecer através dos profissionais do Crea a aplicação de cursos básicos em áreas especificas para atender a demanda no campo.

Nesta sexta-feira, 25 alunos recebem o certificado do curso de Agropecuária e sobre avicultura básica no Colégio Agropecuário de Natividade. Os participantes aprimoraram as técnicas no manejo de aves e noções básicas de vacinação, bem como utilização de meios para evitar doenças e propagação.

No curso de avicultura que teve também aulas teóricas os alunos aprenderam como preparar alimentos balanceados e seleção de plantel com indicação de especies de aves adaptadas para a região. São alunos que estão concluindo o curso Técnico Agropecuário e em sua maior parte já estudam no colégio Agropecuário de Natividade. O aprimoramento voltado para o setor avícola irá somar no curriculum escolar e garantir maior oportunidade no mercado de trabalho do novos profissionais.

Só nos últimos quatro anos, segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins - Adapec, a atividade avícola no estado cresceu 59%, para se ter uma idéia em 2004 o plantel era de apenas 1.329.000 aves, hoje já são mais de dois milhões, o setor é responsável pela geração de mil empregos diretos e outros 1.250 indiretos. Ao longo do período empresas de grande porte e frigoríficos de aves vem se instalando no Estado gerando perspectiva de colocação no mercado de trabalho aos novos profissionais.

Segundo a instrutora a Engenheira Agrônoma Cleonice Barbaresca o curso vem num momento especial para a avicultura, uma vez que dados apontam o crescimento do setor no Tocantins, “são quarenta horas que parecem um curto período porém é importante observar que os alunos já tem vivência no campo o que facilita a didática com a turma” concluiu a agrônoma.

De acordo com a presidente do CREA-TO, a engenheira Civil Roberta Castro, vários convênios ainda serão celebrados para que os profissionais da área tecnológica do Crea possam também cumprir seu papel social junto à sociedade. “essas parcerias são de grande importância pois acaba fazendo uma troca de conhecimento e uma melhor vivência dentro da realidade local”, observou a presidente.

O curso na Escola Agropecuária de Natividade foi realizado graças a parceria formada entre a Instituição e o Conselho.

Fonte: Assessoria de Imprensa CREA-TO