Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), aproveitando o período de recesso parlamentar de julho, determinou uma reforma total na rede de telefonia e internet da Casa, aderindo assim ao sistema já adotado pelo Poder Executivo Estadual.

O projeto, segundo o Diretor de Área de informática da Assembleia, Carlos Rogério Leão, visa implantar a telefonia Voip (Voz sobre IP), ou seja, Telefonia IP, tecnologia de última geração que permite substituir o sistema de telefonia analógico para o digital. “Tivemos que trocar todo o cabeamento que já tinha sete anos e demais equipamentos, pois não garantiam mais confiabilidade ao sistema”, assegurou Carlos.

Para o secretário-geral da Assembleia, Antônio Lopes Braga Júnior, a Casa está apenas aderindo a um serviço que irá proporcionar uma economia significativa em termos de custos financeiros e qualidade. De acordo com Júnior, os equipamentos estão saindo a custo zero, portanto, por conta da empresa, que receberá pagamento apenas por conta dos serviços que serão oferecidos.

“Antes, uma ligação de um telefone fixo para celular, ou de celular para fixo, a Assembleia pagava tarifas diferenciadas; agora esses tipos de ligação passam a ter os mesmos valores, o que significa uma economia de praticamente 50%”, diz o secretário.

A obra é executada por etapas, andar por andar, o que levou a administração da Casa a fazer remanejamentos de alguns setores, de forma a não prejudicar a rotina de trabalho, que durante esse período, excepcionalmente, terá expediente interno das 8 às 14 horas.

De acordo com Leão, o novo sistema, cuja transmissão será feita digitalmente, irá oferecer mais confiabilidade nas comunicações com os demais órgãos governamentais onde já foi adotado.

Quanto à internet, segundo o diretor de informática, está sendo implantado o sistema wireless (internet sem fio) que permitirá aos portadores de notebooks e telefones sem fio conexão à web de qualquer ponto dentro do prédio.

Ele garantiu inclusive que a empresa Siemens responsável pelo serviço, irá prestar assistência ao Legislativo durante cinco anos, assumindo todas as substituições de equipamentos que porventura forem necessárias.

Leão disse ainda que a obra estará concluída até o final de julho. Na opinião de Josivaldo Luiz, que está supervisionando o trabalho, o novo sistema irá permitir uma melhoria de 100% de agilidade na rede”.

Fonte: Dicom/AL