Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Caravana do Araguaia, que tem como principal objetivo distribuir o manifesto contra hidrelétrica e informações sobre o PLS 232/2007, que transforma o Rio Araguaia no primeiro Rio Parque do País vai contar, no período de 30 de julho a 2 de agosto, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB). A caravana, organizada pela presidente da CNA - Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária -, senadora Kátia Abreu, percorrerá o Rio Araguaia em defesa dos cursos d'água e contra a instalação de hidrelétricas em seu leito.

Durante os quatro dias, palestrantes vão fazer apresentações nas praias de Caseara, Araguacema e Conceição do Araguaia, oferecendo aos turistas e banhistas oficinas de reciclagem de lixo, concurso de desenho, redação e poesia, além da distribuição de 1.000 mudas de árvores.

Para receber a caravana, serão montadas, nas praias, barracas de coleta seletiva de lixo com distribuição de um conjunto de latões com as cores da coleta e cartilhas explicativas. Na barraca, também será recolhido lixo para coleta (não-orgânicos) com premiação para quem trouxer mais lixo.

O presidente da AL, Carlos Henrique Gaguim, vai acompanhar o início das oficinas, juntamente com a presidente da CNA, autoridades municipais e estudantes que, na oportunidade, farão o plantio de árvores. A iniciativa é destacada pelo deputado como de “grande importância principalmente no que se refere à conscientização da população sobre preservação ambiental”.

Fonte: Dicom/AL