Cultura

Foto: Divulgação

O município de Taguatinga, localizado a 460 km da capital Palmas, já está preparado para encenar as Cavalhadas, uma batalha entre Mouros e Cristãos, resultado das históricas cruzadas comandadas por Carlos Magno.

A encenação faz parte dos festejos de Nossa Senhora da Abadia comemorado de 8 a 15 de agosto. Este ano a Prefeitura Municipal caprichou na programação. A festividade contará com rodeio, shows nacionais e regionais e uma mega estrutura para reprodução da Luta.

A disputa, onde pessoas comuns se transformam em guerreiros, é revivida em Taguatinga desde 1937 e é a única cidade Tocantinense que mantém a tradição trazida por portugueses e espanhóis ao Brasil. Ao todo são 24 cavaleiros, 12 Cristãos, com a cor azul, que têm a missão de converter os 12 Mouros, com a cor vermelha, ao cristianismo, já que eles invadiram a Península Ibérica para impor a doutrina de Maomé.

Os combates acontecem durante dois dias e são encenadas batalhas de corridas com lança, espadas e garruchas. As etapas vão desde as embaixadas, desafios, pedido de trégua e por último, a derrota e a conversão dos Mouros ao Cristianismo.

Programação

08, 09, 10/08 – 21h - Companhia de Rodeio - Jr

13/08 – Quinta-Feira:

00h – Matina das Cavalhadas e Badalar do Sino, em frente à Igreja Matriz;

05h – Alvorada das Cavalhadas com a Banda da Polícia Militar;

15h – Abertura das Cavalhadas, na Arena das Cavalhadas;

22h – Show com a Banda Saia Rodada, no Espaço Nobre;

22h – Forró na Feira.

14/08 – Sexta-Feira:

15h – Cavalhadas, na Arena das Cavalhadas-Encerramento;

22h – Show com a Banda Forró Chic D+, no Espaço Nobre;

22h – Forró na Feira.

15/08 – Sábado:

22h – Show com a Dupla Di Paullo e Paulino;

22h – Forró na Feira.

Da redação com informações Secom-TO e Guia de Cavalhadas