Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Diário Oficial do Estado nº 2957, publicado nesta terça, 18, traz o Edital nº 003, referente ao concurso da Educação Básica, com retificações referentes ao primeiro Edital, lançado no último dia 10.

Relativo ao Anexo I ao Edital nº 001, no campo de Perfil, Habilitação Exigida e Área de Atuação para investidura no cargo, na parte específica de professor instrutor de Libras, passa a valer: “Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Licenciatura Plena em qualquer área da Educação, com os seguintes requisitos: cursos específicos ministrados por instituições reconhecidas; aprovação no Exame de Proficiência no uso e no ensino da Libras, do MEC (Prolibras)”. Os demais anexos permanecem inalterados.

Vale lembrar que o Edital 002, publicado no Diário Oficial do dia 13 de agosto, faz retificações referentes aos cargos de professor de Arte e professor de Matemática. No primeiro caso, o candidato deve portar Licenciatura Plena em Educação Artística ou área afim ou bacharelado com Formação Pedagógica para Docentes, em conformidade com a Resolução CNE nº 2/97. Para professor de Matemática, “diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de licenciatura plena em Matemática ou licenciatura plena em Física, com habilitação em Matemática ou licenciatura plena em Ciências Físicas e Biológicas, com habilitação em Matemática ou licenciatura plena em Química, com habilitação em Matemática ou Bacharelado com Formação Pedagógica para Docentes em Matemática, em conformidade com a Resolução CNE nº 2/97.”

Ainda no Edital nº 002, no campo dos Conteúdos programáticos comuns a todos os perfis, na parte específica dos Conhecimentos Gerais, houve a seguinte alteração: “Estrutura da Educação Brasileira: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional. Lei nº 9.394, de 20 de novembro de 1996, que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações. Plano Nacional de Educação. Lei nº 1.360, de 31 de dezembro de 2002, que Dispõe sobre o Sistema Estadual de Ensino e adota outras providências e suas alterações. Atualidades: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como: segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas interrelações e suas vinculações históricas. Aspectos históricos, geográficos e geopolíticos do Estado do Tocantins.”

As inscrições para este certame serão abertas nesta sexta, 21, até 9 de setembro, com oferta de 2.198 vagas para todas as Diretorias Regionais de Ensino do Estado.

Fonte: Ascom Secad