Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Ascop

Foto: Divulgação Ascop

Mais de cem alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, localizada na região Norte de Palmas, começaram os preparativos para participarem da primeira eliminatória da Seletiva interna da unidade educacional para o Concurso Soletrando, realizado pela Rede Globo. A seletiva acontece na próxima terça-feira, 25, e é classificatória para a Seletiva Regional.

 

A supervisora pedagógica da escola, Patrícia Matias explica que a seletiva é uma oportunidade para que os alunos possam interagir e conhecer as novas mudanças da língua portuguesa de forma interativa. “Entendemos que o papel da escola é educar, e a comunidade escolar não pode ter dúvidas sobre língua portuguesa. Neste evento, os professores estão trabalhando a disciplina para que o aluno aprenda mais sobre ela”, destacou.

Segundo a supervisora os alunos estão mobilizados em participar e muitos criaram grupos para intensificar os estudos. “O Soletrando consegue envolver os alunos. Além disso, é uma forma de resgatar a língua portuguesa”, reforça Patrícia.

A supervisora ressalta que para a seletiva todo o corpo docente e administrativo da escola está envolvido. Cinco professores de Língua Portuguesa já iniciaram a seleção de 300 a 400 a palavras que ficarão numa caixa e que serão sorteadas aleatoriamente pelos educandos no dia da seletiva.

 

Para a preparação, os professores estão realizando atividades com os alunos utilizando o dicionário comum e com as novas normas ortográficas. Também desenvolveram trabalhos sobre a nova gramática e o regulamento do Concurso.

Patrícia diz que a língua portuguesa amedronta os alunos e a participação deles na seletiva é uma forma de quebrar essa barreira. “Quando notamos que um aluno tem uma habilidade maior em falar corretamente e escrever incentivamos para que aprenda cada vez mais. Isso acaba servindo de exemplo para os outros estudantes em estarem reforçando os estudos”, contou.

O estudante que conquistar o primeiro lugar será o representante da ETI Padre Josimo, na Seletiva Regional do Concurso Soletrando, ainda sem data prevista. A direção da unidade educacional pretende premiar o aluno com um brinde.

Fonte: Ascop