Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Adilvan Nogueira

Na próxima sexta-feira, 04, dezoito aprendizes de joalheria receberão o certificado de conclusão do curso pelo Projeto Jovem Joalheiro, uma realização da Fundação Cultural do Tocantins com o apoio da Aproci- Associação de Promoção de Cidadania. O curso é ministrado na sede da AAFETO-Apoiando e Acreditando nas Famílias Tocantinenses, no centro de Palmas.

A cerimônia de certificação dos alunos acontece, às 9h, na própria AAFETO. O Projeto, coordenado por Antônio Calazans, oferece gratuitamente condições para que jovens ociosos se especializem na arte de joalheria, facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

O curso teve início em setembro de 2008, onde foi passado aos jovens aprendizes noções de segurança e reconhecimento das ferramentas utilizadas na confecção de jóias, finalizado com praticas de manuseio e conservação do maquinário.

No semestre seguinte, foi recapitulado o conteúdo aplicado anteriormente aos alunos, além de complementar as práticas na confecção de jóias, mostrando o que existe de melhor no mundo da fabricação dessas peças. Também foram repassadas aos alunos noções de aritimética; de trigonometria; de física; de química, como as equivalências metálicas e de calorias e práticas de comercialização.

"É impressionante o que mãos calejadas são capazes de fazer. São peças delicadas feitas pelas mãos de pedreiros, carpinteiros e pessoas que antes não tinham nenhuma perspectiva de vida", comenta o senhor Calazans. Segundo ele, apesar de estarem em fase de amadurecimento, já foram produzidas pelos jovens joalheiros cerca de 500 peças disponíveis para exposição e comercialização.

O projeto teve início no ano de 2005, desde então, já foram realizadas diversas exposições por toda a Capital. O curso básico tem duração de um ano e para os interessados em fazer especialização, mais um ano.

Novas turmas

O curso do Projeto Jovem Joalheiro terá prosseguimento em 2010, no período do ano letivo, e as pessoas interessadas poderão fazer sua pré-matrícula na AFFETO, em Palmas. Informações pelo telefone 9975-8252 com o senhor Calazans.

Fonte: Ascom Fundação Cultural