Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges Antônio Lopes Braga Junior - Casa Civil Antônio Lopes Braga Junior - Casa Civil
  • AROLDO RASTOLDO JR. PROCURADOR foto Frederick Borges
  • CEL WESLEY  CHEFE CASA MILITAR foto Frederick borges
  • DAVI TORRES SEC. PLANEJAMENTO foto Frederick Borges
  • DR. MELQUIDES Secretario da  SAUDE foto Esequias Araujo
  • EUGÊNIO PACCELLI SECRETARIO DA  ADMINISTRAÇÃO foto Frdederick Borges
  • EVANDRO GOMES PRES. DETRAN foto Frederick Borges
  • Joaquin Carlos Parente JR -SEC- JUVENTUDE foto Frederick Borges
  • JOSE HUMBERTO MARQUEZ PEREIRA SEC GOVERNO foto Frederick Borges
  • Leomar Quintanilha Secretário da Educação foto Esequias Araujo
  • Mateus Junior Secretario da Comunicação foto Frederick Borges
  • STALIN Bese BUCAR - NATURATINS foto Frederick Borges

Secretaria de Governo: José Humberto Marquez Pereira

Nasceu em Uberlândia (MG), 48 anos, casado, três filhos. Chegou no Tocantins em 1980.

Foi presidente da Câmara da Cidade de Goiás, em 1993. Foi candidato a prefeito pelo PMDB na década de 90, na Cidade de Goiás.

Presidente do Conselho dos Presidentes das Câmaras Municipais do Estado de Goiás. Foi presidente da União dos Vereadores de Goiás e na gestão anterior – 2003 a 2006 – foi subsecretário de Governo.

Secretaria da Infraestrutura: Rômulo do Carmo

Rômulo do Carmo Ferreira Neto, 47 anos, casado, natural de Taguatinga (TO), é engenheiro civil e funcionário de carreira do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Exerceu o cargo de superintendente do Dnit no Tocantins no período de 2003 a 2007.

De 2007 até antes de assumir o cargo na Secretaria da Infraestrutura, Rômulo exerceu o cargo de diretor nacional de Infraestrutura Ferroviária do Dnit. Tem 25 anos de experiência comprovada em rodovia e ferrovia.

Secretaria da Educação e Cultura: Leomar Quintanilha

Leomar de Melo Quintanilha, 63 anos, é natural de Goiânia (GO). Formou-se em Direito e é casado com Márcia Maria de Araújo Quintanilha, com quem teve três filhos. Estreou na vida política disputando a prefeitura de Araguaína em 1976 e em 1982. Foi eleito deputado federal em 1988 – a primeira eleição realizada no recém-criado estado do Tocantins. Foi secretário da Educação e Cultura no período de 1989/1990.

Em 1990, foi reeleito deputado federal e, em 1994, venceu a disputa para o Senado. Em 1996 assumiu a Secretaria da Indústria e Comércio. Em 2002 foi reeleito senador. Como deputado federal, participou de várias comissões parlamentares de inquérito (CPIs), como as da concessão do controle acionário da NEC do Brasil, a que investigou o fechamento de agências do Banco do Brasil e a que apurou desvios de recursos públicos do Orçamento Geral da União (1993/1994). Participou também das comissões de Minas e Energia, do Desporto e da Comissão de Viação e Transportes.

Secretaria da Administração: Eugênio Pacceli

Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho, 47 anos, natural de Rio Piracicaba (MG), formado em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Católica de Goiás, com especializações em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em Marketing, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo, e Docência do Ensino Superior, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência profissional de mais de 23 anos de trabalho na área pública e privada. Mudou-se para Palmas em 2002.

Assumiu a Secretaria Estadual da Administração pela primeira vez em 2005. Implantou um programa de modernização da gestão pública para a informatização, abrindo um canal permanente de comunicação com as entidades de classe e buscando apoio de parceiros da iniciativa privada; implantou novo sistema informatizado de gestão de pessoal e folha de pagamento para substituir o que está em uso desde o início do Estado. Inaugurou a Escola de Governo, aproximou a Secretaria da Administração dos demais órgãos do Governo e, ainda, conduziu a implantação dos diversos Planos de Cargos e Salários do Estado. Foi titular da pasta da Administração até novembro de 2006, quando assumiu a Secretaria Estadual da Saúde, onde atuou até retornar à Secretaria da Administração.

Controladoria Geral: Jacques Silva de Sousa

Jacques Silva de Sousa, tem 58 anos, nasceu na cidade de Filadélfia, no Tocantins, e formou-se em Direito pela Universidade do Distrito Federal, em 1975. Também com formação em Contabilidade, foi bancário, diretor do Detran do Estado de Goiás, vereador em Araguaína, secretário do Governo do Tocantins, chefe de gabinete da Governadoria, secretário do Tribunal de Contas do Tocantins e analista de controle interno do TCU. Na condição de suplente de senador, assumiu uma cadeira no Senado por quase um ano. Na Controladoria Geral do Estado foi secretário-chefe de janeiro de 2003 a dezembro de 2006.

Secretaria da Fazenda: Marcelo Olímpio Tavares Carneiro

Marcelo Olímpio Tavares Carneiro, natural de Goiânia (GO), nasceu em 28 de janeiro de 1969. administrador de empresas e advogado, é servidor do Tribunal de Contas desde o ano de 1991, onde exerceu várias funções, entre elas a de assessor de gabinete do conselheiro-procurador geral de contas. Há mais de 10 anos vem prestando serviços à Secretaria da Fazenda, exercendo diversos cargos, sendo o último de subsecretário, por mais de sete anos. Marcelo Olímpio é casado com Kelle Tavares, com quem tem dois filhos, Marcelo e Paula.

Procuradoria do Estado: Haroldo Carneiro Rastoldo

Haroldo Rastoldo nasceu no Rio de Janeiro (RJ), tem 38 anos de idade, casado, graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás e especialização em Direito Eleitoral.

Áreas de atuação: Direito Tributário, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Licitações e Direito Ambiental. Procurador do Estado há mais de 15 anos, tendo ocupado cargos privativos da carreira como coordenador da Procuradoria Fiscal e corregedor.

Presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins): Stalin Bese Bucar

Stalin Bese Bucar, 28 anos, casado. Natural de Anápolis (GO), formado em Direito pela Fundação Unirg - Centro Universitário de Gurupi, exerce a função de advogado há 4 anos. Antes de assumir a Presidência do Naturatins, exercia a advocacia.

Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano - Eduardo Bonagura

O engenheiro civil, deputado estadual Eduardo Bonagura (PPS), mais conhecido como Eduardo do Dertins, 40 anos, é natural de Cravinhos (SP). Mudou-se no ano de 1995 para Gurupi, onde foi chefe da regional do Departamento de Estradas e Rodagens do Tocantins (Dertins) e logo depois assumiu a regional do órgão em Dianópolis. Sua história política teve início em 2002, quando foi eleito deputado estadual. Porém, suas ações no Legislativo o respaldaram para a reeleição em 2006, com 16.071 votos.

O parlamentar pepessista é representante das regiões sul e sudoeste do Estado e tem como uma de suas principais bases a cidade de Gurupi, além dos municípios de Brejinho de Nazaré, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Alvorada, dentre outros. Uma de suas principais propostas como legislador é realizar um trabalho voltado para o produtor rural, além de apoiar as ações do consórcio de municípios, através da Organização dos Municípios do Centro-Oeste (OMCO) e da Associação dos Municípios do Sul (AMSUL). Eduardo do Dertins foi vice presidente do Legislativo. É casado com Leila Maria da Rocha Siriano Bonagura e pai de Gustavo e de Caroline.

Secretaria do PlanejamentoDavi Siffert Torres

Davi Siffert Torres, nasceu em 22/05/58 em Belo Horizonte (MG). É economista e servidor da Assembléia Legislativa. Já foi subsecretário da Seplan em 2000, diretor financeiro e, atualmente, ocupava a Diretoria Administrativa da Assembléia Legislativa.

Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB); com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Análise de Sistemas, pela Universidade Católica de Brasília.

De 1995 a 1997 foi diretor de Orçamento do Governo do Tocantins. Entre 1998 e 2000 exerceu o cargo de secretário executivo da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente do Governo do Tocantins; entre 1995 e 2000 foi conselheiro fiscal da Companhia de Desenvolvimento do Tocantins (Codetins).

Departamento Estadual de Trânsito (Detran)Evandro Gomes

Evandro Gomes Ribeiro, 43 anos, é natural de Miracema do Tocantins. Casado com a pedagoga Josivânia Sousa Costa Ribeiro, tem três filhos: Fernando, Giovana e Laura.

Iniciou sua carreira profissional como bancário e, em 1989, ingressou no TCE - Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, ocupando o cargo de técnico de controle externo. Formou-se em Administração de Empresas pela Ulbra, em 1998. No mesmo ano, foi aprovado em concurso e tomou posse no cargo de inspetor de controle externo do TCE. O trabalho desenvolvido no órgão lhe rendeu o posto de diretor administrativo por dois mandatos consecutivos.

Evandro também é um dos fundadores da ASTEC – Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Ocupou o cargo de consultor do Gabinete da Presidência, do qual se afastou para concorrer à uma vaga na Câmara Municipal de Palmas, onde foi vereador. Em 2007, foi eleito presidente da UVT, União dos Vereadores do Tocantins.

Juventude: Joaquim Carlos Parente JR

Joaquim Carlos Parente Junior nasceu em 13/11/81 (28 anos), em Porto Nacional. É formado em Economia pela UFT – Universidade Federal do Tocantins e cursa o 4º ano de Direito pela UNEST – União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins. Foi secretário municipal da Juventude de Paraíso do Tocantins de 2006 a 2008 e atualmente ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores de Paraíso, de onde se afastou para ocupar a pasta da Juventude no Governo do Tocantins.

Secretaria da Comunicação: Francisco Mateus da Silva Júnior

Mateus Júnior é natural de Itaporanga, na Paraíba, e já ocupou a vaga de assessor de Comunicação da Prefeitura de Palmas, na administração Manoel Odir Rocha (1997-2000). Ainda foi repórter da extinta TV Real/SBT, assessor de Imprensa da Assembléia Legislativa e da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom). Além disso, também exerceu a função de editor do Jornal Stylo.

Francisco Mateus Júnior foi também assessor de Imprensa da então vereadora Edna Agnolin, assessor de Comunicação da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) e é filiado ao PDT desde 2005. Antes de assumir a pasta da Comunicação do Governo do Estado, Mateus Júnior exercia a função de assessor de Comunicação da Prefeitura de Palmas.

Secretaria da Saúde: Francisco Melquiades Neto

Nascido em Umarizal(RN), Melquíades Neto tem 59 anos, é casado, tem três filhos e mora em Palmas há 18 anos. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exerce a profissão há 34 anos.

Melquíades é clínico geral, com especializações em ultrassonografia, medicina do trabalho, administração dos serviços de saúde, entre outras. Além disso, é membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – capítulo de Goiás, membro e fundador da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Atualmente é secretário da Regional da Sociedade no Tocantins, sócio e fundador da CEMEDI – Clínica de Especialidades Médicas e Diagnósticos de Palmas.

Melquíades foi ainda subsecretário da Saúde do Estado do Tocantins (2005/2006), deputado federal (1992/1995 – reeleito 1995/1999), superintendente da LBA (1991/1992) e secretário municipal da Saúde de Xambioá (1977/1983).

Fonte: Secom

Tags: Estado, Perfil