Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins retomou as auditorias no Governo do Estado. A partir desta semana, técnicos de Controle Externo vão analisar in loco toda execução orçamentária e financeira dos principais órgãos da administração estadual.

Na semana passada, o governador interino, Carlos Henrique Gaguim, pediu auxílio do TCE para garantir a transparência na gestão do dinheiro público. No domingo, o conselheiro presidente, Severiano Costandrade, fez uma reunião com o primeiro escalão do governo, manifestando a preocupação com as prestações de contas. O encontro ocorreu após o novo secretário de Planejamento, Davi Torres, divulgar um levantamento das contas que apontam sérios problemas no orçamento do Estado.

Na tarde desta segunda-feira, o presidente determinou aos coordenadores de auditorias que todas as contas do Governo do Estado sejam reinspecionadas. “Os técnicos do Tribunal estarão todos mobilizados para verificar possíveis irregularidades e, assim que forem encontradas, as medidas serão tomadas”, afirmou Severiano.

Foram determinadas auditorias nas Secretarias da Comunicação, Infraestrutura, Educação e Cultura, Fazenda (e fundos estaduais), Fundação Cultural, Dertins e no Fundo Estadual da Saúde. Em breve, os técnicos também fiscalizarão do Naturatins e as Secretarias de Cidadania e Justiça e da Administração.

De acordo com o diretor geral de Controle Externo do TCE, Roger Tolentino, os trabalhos já começaram e não têm previsão de conclusão. “O presidente Severiano determinou que caso seja constatada alguma irregularidade grave, já seja remetida em processo administrativo para agilizar as decisões e possíveis medidas”, explicou.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE