Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

O governador interino do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, entregou 108 ônibus escolares para 108 municípios do Tocantins, após realizar o pagamento pela frota, motivo pelo qual os municípios ainda não haviam recebido os veículos. A solenidade de entrega dos ônibus aconteceu manhã desta sexta-feira, 18, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, com a presença de mais de cem prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e outras lideranças políticas. Do total de 140 ônibus escolares comprados para os municípios pelo governo estadual, 16 já haviam sido entregues, 108 foram entregues nesta sexta-feira, 18, e os 16 restantes deverão ser entregues até a próxima semana.

“Todos os prefeitos estão recebendo, agora, de fato e de direito, os ônibus. Ontem (quinta-feira), pagamos os ônibus, com recursos do governo federal e estadual. No nosso governo, só entregaremos as coisas quando houver o pagamento e documentação. Infelizmente, a empresa ainda não havia recebido o pagamento dos ônibus, mas agora já pagamos, não devemos nada e estamos entregando os ônibus aos prefeitos, com toda documentação legalizada”, afirmou Gaguim.

O presidente da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, Valtenis Lino, que também é prefeito de Santa Fé do Araguaia, destacou o recebimento do benefício. “Os municípios já vinham há vários anos sofrendo com o ônus de transportar os alunos. Até que enfim teve a iniciativa do governo estadual em doar esses ônibus, que vêm amenizar as dificuldades dos municípios”, afirmou.

Para o prefeito do município de Araguatins, a 660 km de Palmas, Rocha Miranda, o importante são os municípios estarem recebendo os veículos escolares. “O Estado está assumindo o seu compromisso no campo da Educação em uma boa hora, para melhorar o transporte público escolar”, disse. O prefeito de Araguaína, a 368 km de Palmas, Valuar Barros, se disse satisfeito com a concretização da entrega dos veículos. “A sensação é de satisfação, com a certeza de que nós vamos melhorar bastante o atendimento aos nossos alunos da zona rural, e aproveito para parabenizar a forma democrática do Governo Carlos Gaguim em fazer a entrega dos veículos”, disse.

Os veículos atendem à Resolução 006, que regulamenta o transporte escolar no Tocantins, possuem cinto de segurança individual e são adaptados para cadeirantes. Os ônibus também possuem sistema de tração que permite melhor desempenho em estradas de difícil acesso.

 

Fonte: Secom