Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Acontece neste sábado, 19, das 8h às 17h, em todo o Estado a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite. Cerca de 4.500 pessoas estarão mobilizadas em mais de 500 postos de vacinação espalhados pelos 139 municípios. A meta é imunizar 127.422 crianças menores de cinco anos, sendo que na 1ª Etapa foram imunizadas 99% deste total.

De acordo com a coordenadora estadual de Imunização da Sesau – Secretaria Estadual de Saúde, Marlene Alves todas as doses já foram enviadas para os municípios. “A 2ª etapa seria realizada no dia 22 de agosto, mas devido os altos índices de casos da Influenza A (H1N1) no Brasil, foi feito a prorrogação para este sábado, alguns municípios até já realizaram a campanha na zona rural”, esclarece Marlene.

Segundo dados da OMS - Organização Mundial de Saúde, não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina desde 1980. Isso é resultado das campanhas de vacinação realizadas e das amplas campanhas de vacinação de rotina.

A vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.

Fonte: Ascom Sesau