Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Dentro do cronograma de ações a serem realizadas para melhoria da infraestrutura de suporte do PEL – Parque Estadual do Lajeado, localizado no entorno de Palmas, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins prossegue com as atividades de abertura das trilhas e levantamento da flora da unidade. No próximo fim de semana, 26 e 27, a equipe formada por dez pessoas entre elas técnicos do órgão e integrantes do programa Voluntários pela Natureza, continua os trabalhos.

Nos dois dias de ação o grupo deve finalizar o que falta para concluir a Trilha Canela D’Ema, que tem sua entrada e saída ao lado da sede administrativa do parque e a canela d’ema, um tipo de arbusto, como espécie predominante. Outra atividade será a avaliação da flora e a interpretação ambiental, que consiste na aplicação de placas de identificação nas espécies nativas do parque.

As atividades estão sendo desenvolvidas desde agosto e estão previstas no Plano de Uso Público do PEL, que está sendo coordenado pela equipe técnica do Naturatins em parceria com a Adtur – Agencia de Desenvolvimento Turístico do Estado.

De um total de 3.400 km, a trilha já possui quase 3 km concluídos. De acordo com o gerente administrativo do PEL, Leonardo Candido, a expectativa é que até a próxima segunda, 28, o trabalho seja finalizado, restando apenas a conclusão do levantamento da flora.

Paralelamente à abertura das trilhas e levantamento da flora, o PEL passa pelo processo de cercamento de sua área. O trabalho está sendo realizado desde maio. Até agora já foram cercados mais de 2 mil metros de área.

A construção da cerca é realizada por meio de uma parceria entre o Naturatins, responsável pela gestão do PEL, e proprietários rurais vizinhos à unidade.

Para a realização do trabalho, o órgão forneceu todo o material necessário como arame e madeira e em contrapartida, os fazendeiros custearam a mão-de-obra. Essa não é a primeira vez que o parque recebe esse tipo de obra, desde 2007 o Naturatins realiza o seu cercamento com o objetivo de melhorar a sua infraestrutura de suporte.

Parque Estadual do Lajeado

O PEL foi criado pelo governo Estadual, através da Lei n° 1.244, em maio de 2001 e tem como objetivo principal proteger o ecossistema da Serra do Lajeado, assegurando a preservação de sua fauna, flora e demais recursos naturais. Também tem a finalidade de proteger os mananciais que abastecem a cidade e coibir a expansão urbana nas encostas.

 

Fonte: Ascom Naturatins