Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Nacim Borges

As obras de infraestrutura hídrica e o sistema de irrigação do Projeto de Fruticultura São João serão entregues pelo governador Carlos Henrique Gaguim e pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Lélis, no início de novembro, com a presença de representantes do Ministério da Integração Nacional e autoridades federais ainda a serem confirmadas. “Estamos finalizando todas as pendências para que o governador Gaguim possa entregar essa obra tão importante para o setor produtivo do Estado”, disse o secretário Fábio Lélis na tarde desta terça-feira, 20.

Na última semana Fabio Lélis visitou as obras do São João, acompanhado pelo diretor de Recursos Hídricos, Carlos Spartacus, para pedir à empresa responsável, pressa na finalização da implantação do sistema. A obra é uma parceria entre governo federal, através do Ministério da Integração Nacional, e o governo do Tocantins.

Licitação

O Edital da primeira licitação de lotes para pequeno produtor qualificado será lançado pelo governador e pelo secretário na data de entrega das obras. “É importante salientar que o objetivo deste projeto é a produção de frutas por meio de irrigação nesta região do entorno da capital, voltada para o mercado interno e até para exportação”, destacou Fábio Lélis.

Os lotes serão comercializados a pequenos produtores e empresas que atendam as especificações do MIN, dentro de um processo licitatório. As cerca de 70 famílias impactadas pela construção da UHE Lajeado, assentadas dentro da área rural conhecida como São João, estão fora da área do projeto de fruticultura, mas também serão beneficiadas pelo sistema de irrigação ali implantado através dos recursos do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.

 

Fonte: Secom