Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim prestigiou a Sessão Extraordinária de Celebração da Posse do ministro José Múcio Monteiro Filho no TCU – Tribunal de Contas da União, na tarde desta terça-feira, 20, no plenário do órgão, em Brasília.

A sessão foi dirigida pelo presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, e teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente da República, José Alencar; do presidente do Senado, José Sarney; presidente da Câmara Federal, Michel Temer; ministros; governadores (DF, PE TO e SP) e outras autoridades.

Múcio assume o cargo por indicação do presidente Lula, no lugar do ministro aposentado Marcos Vilaça. O ministro foi deputado federal pelo Estado de Pernambuco, ministro das Relações Institucionais e líder do governo Lula na Câmara Federal. “Pretendo trabalhar infatigavelmente pelos princípios que regem os recursos públicos (...). Acredito no diálogo como ponto de partida e ponto de chegada”, disse em discurso.

O governador afirmou que a indicação do presidente foi uma boa escolha. “É um ministro bem articulado com os parlamentares e os prefeitos. Ele entende e sabe o que tem que ser aprimorado”, disse Gaguim.

O TCU é um órgão colegiado autônomo que julga as contas dos administradores de bens e valores públicos e aplica penalidades às irregularidades que causam prejuízo aos cofres públicos. É composto por nove ministros, sendo seis indicados pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República.

Acompanharam o governador o secretário de Representação, Carlos Patrocínio; o secretário de Educação, Leomar Quintanilha; o subsecretário interino de Representação, Evandro Campelo; os senadores João Ribeiro e Sadi Cassol e o deputado federal Osvaldo Reis.

Fonte: Secom