Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Di Pietro

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, garantiu ao governador Carlos Henrique Gaguim que o governo federal apoiará o Tocantins com ações e recursos para o desenvolvimento do setor da Aquicultura e garantiu até dezembro deste ano o lançamento da pedra fundamental do primeiro núcleo da Embrapa Pesca do Brasil, que será instalado no Tocantins. O anúncio foi feito durante audiência com o governador, na manhã desta quarta-feira, 21, em Brasília.

O governador Carlos Gaguim entregou ao ministro Gregolin uma pauta de solicitações que visam desenvolver a Aquicultura na região. Entre os projetos estão a implantação de um manejo sustentável nos lagos das bacias dos rios Tocantins e Araguaia; aplicação de projeto para construção e/ou manutenção de tanques e redes para piscicultura nos lagos das Usinas Hidrelétricas no Tocantins; mecanismo que propicie infraestrutura de armazenamento e processamento de pescado; e a liberação de linha de crédito para revitalização da frota pesqueira do Estado. “Pedimos que o ministro esteja nos auxiliando junto aos estados do Tocantins, Mato Grosso, Pará e Goiás, no sentido de fazer a preservação [dos rios e lagos] e também promovermos capacitação dos pescadores para receber turistas no Tocantins e colocá-los como o maior produtor de pesca do país”, afirmou o governador.

O ministro Gregolin destacou a importância do Tocantins para o governo federal. “O Tocantins é um estado importante para nós, pelo seu potencial, especialmente na Aquicultura, e vamos fazer as parcerias necessárias para desenvolver esse potencial”, garantiu.

Sobre o núcleo da Embrapa Pesca no Tocantins, Altemir Gregolin disse que a unidade irá coordenar as pesquisas na área da piscicultura das unidades regionais da Embrapa de todo o Pais, além de estudos de universidades. Segundo o ministro, serão cerca de 20 pesquisadores atuando na unidade da Embrapa no Tocantins e disse que anunciará em breve concurso para preenchimento das vagas. O ministro anunciou ainda para o Tocantins a disponibilização de uma linha de crédito para Aquicultura do Pronaf Alimentos - Programa Nacional de Agricultura Familiar. Pelo programa, os produtores podem conseguir financiamentos de até R$ 100 mil, com prazo de 10 anos para pagar e carência de três anos.

O senador João Ribeiro e o secretário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Patrocínio, participaram da audiência entre o governador Carlos Gaguim e o minitro Altemir Gregolin.

Fonte: Secom