Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Os agentes comunitários de saúde começam nesta sexta-feira, 23, o levantamento, para saber quem são, onde estão e como vivem os 3.548 analfabetos de Palmas. As informações serão utilizadas no “Programa Educando com Saúde”, da Prefeitura de Palmas, para erradicação do analfabetismo de jovens adultos e idosos na capital.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, com parceria da Secretaria da Saúde da Capital, o levantamento vai revelar o retrato fiel da situação do analfabetismo, garantir acesso à leitura e à escrita, além de promover um planejamento integrado de ações que incluam essas pessoas em todas as políticas públicas, benefícios e serviços sociais oferecidos pelo poder público.

A pesquisa vai envolver os 458 agentes comunitários de saúde da Semus e vai ainda localizar crianças fora da escola, com idade escolar atrasada. De acordo com Danilo de Melo Souza, Secretário Municipal da Educação, a superação do analfabetismo no Município é condição necessária para a inclusão de todos os palmenses no processo de transformação social. “É um caminho que será construído enquanto se caminha, aberto por quem tem sensibilidade e bom senso, reconhecendo e valorizando as diversidades socioculturais, as expressões de educação e cultura popular de nossa gente”, justifica.

A alfabetização se dará através de uma proposta consistente, acompanhada de processos de formação inicial e continuada, com conteúdos pertinentes à saúde. “A saúde preventiva é o melhor, mais econômico e bem sucedido método de se garantir uma sociedade mais saudável, justa e educada, proporcionando uma significativa melhoria da qualidade de vida de todos”, assegura Samuel Bonilha, Secretário da Saúde de Palmas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus