Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Numa nova rodada de negociações, ontem, terça-feira, 27, na Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), em Palmas, representantes do governo estadual, da Unitins e do Legislativo decidiram formar duas comissões para, no prazo de uma semana, apresentar soluções legais e financeiras para garantir a continuidade da Universidade do Tocantins.

“A cada reunião, avançamos mais um passo”, afirmou o secretário estadual da Educação, senador licenciado Leomar Quintanilha. Para ele, resolvido o problema legal – como transformar a Unitins em fundação ou autarquia –, a questão dos recursos seria mais simples, já que o governador Carlos Henrique Gaguim não vai medir esforços no sentido de manter e até ampliar a Unitins. Presente ao encontro, a secretária de Ciência e Tecnologia, Maria Fernanda Varanda Carneiro, concordou com o senador, pois as duas pastas podem se unir para destinar verbas à universidade.

Além do senador Leomar e de Fernanda, estiveram presentes o secretário de Planejamento, Davi Torres; o reitor da Unitins, Osmar Nina; a deputada federal Nilmar Ruiz; e os deputados estaduais Josi Nunes e Marcelo Lelis. Uma nova reunião está agendada para a próxima quinta-feira (05/11), às 17h30, também na Seduc.

Fonte: Secom