Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A eleição para a formação do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social da Quadra 407 Norte em Palmas deve acontecer nesta sexta-feira, 6, a partir das 19h, no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, localizado ao lado da Base Comunitária.

A primeira reunião para falar da formação do Conseg – Conselho de Segurança aconteceu na noite da última terça-feira, 3. Compareceram cerca de 100 pessoas, entre moradores e autoridades civis e militares, alem da imprensa que fez a cobertura do evento.

A criação do Conselho de Segurança objetiva a integração entre a Polícia Militar e a comunidade, para juntos trabalharem na busca de prevenção de crimes. Para que os moradores entendessem melhor sobre a filosofia de Polícia Comunitária, como funciona e para que serve o Conseg, Gilvan Noleto, perito, com especialização em Polícia Comunitária, fez a explanação sobre o assunto. Durante a apresentação foi esclarecido sobre a importância do trabalho conjunto de uma comunidade para a resolução dos problemas. Para fixar melhor a palestra Gilvan Noleto fez uma simulação entre os participantes mostrando como funciona um Conseg.

A coordenadora do programa de Polícia Comunitária da região sul de Palmas, capitã Cassandra reforçou as palavras do perito Gilvan Noleto e disse que a Polícia Militar está disponível para atender a comunidade, mas que sozinha não consegue acabar com os problemas de segurança, por isto é importante esta parceria com a comunidade.

O depoimento de uma professora moradora da quadra também deixou claro a importância do conselho de segurança. Ela contou que viu o filho da amiga ser consumido pelas drogas e ela, apesar de ter tentado de todas as formas ajudar a mãe a salvar o filho, se sentiu impotente por ser uma simples moradora. Ela acredita que unindo forças não há dúvidas de que a resolução dos problemas se tornará mais fácil.

No encerramento foram sorteadas quatro camisetas entre os moradores. Também quatro pessoas já se disponibilizaram a fazer parte da diretoria do Conseg.

Fonte: Ascom Polícia Militar