Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Porto Nacional como berço cultural do Estado Tocantins e também cidade histórica comemorou nesta quinta-feira, 05 de novembro, o Dia da Cultura. A prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura organizou um dia especial para os portuenses, proporcionando a todos um resgate da própria cultura.

Durante todo o dia cerca de 200 alunos das escolas municipais estiveram na sede da secretaria participando de várias oficinas: violão, capoeira, artes plásticas, canto e reconto de história, além disso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura local, fazendo visita ao museu e centro histórico (tombado pelo IPHAN). Para a coordenadora de patrimônio Marilene Ribeiro, essa parceria da cultura e educação são primordiais. “Muitos estão aqui e não sabem o que é cultura, nas oficinas tentamos apresentá-los de forma dinâmica o significado dessa palavra, pois eles vivenciam, mas não sabem captar porque não tiveram instruções”, pontua.

A noite também houve programação com apresentações culturais de dança, arte e música. Para o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Jefferson Lopes, esse dia é importante porque possibilita uma integração cultural entre as pessoas e também porque Porto Nacional é considerado o berço cultural do estado. “Queremos apresentar um pouco da cultura local. O município tem relevância cultural devido às riquezas histórica existentes. Os portuenses devem se sentir homenageado, já que a nossa cidade é referência nacional” , lembra.

Fonte: Ascom Prefeitura Porto Nacional