Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Faltam 2 dias para o início da 1ª Conferência Estadual de Comunicação (Conecom), que acontecerá no próximo sábado, 14 de novembro, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, com o tema: “Comunicação – meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.

No encontro, a sociedade, representantes do setor empresarial e do poder público irão debater sobre o tema, um dos mais abrangentes, atuais, por vezes polêmico e acima de tudo, um dos mais necessários como parte do processo de construção da cidadania no Tocantins e, por consequência, no país.

A 1ª Conferência Estadual de Comunicação no Tocantins é organizada por uma comissão formada por representantes da sociedade civil organizada, setor empresarial e poder público.

Embora fora da comissão organizadora, o governo do Tocantins, através da Secretaria Estadual da Comunicação, apoia a conferência estadual e atua como parceiro.

O encontro terá palestras e grupos de trabalho para a discussão e debate do tema principal a partir de três eixos temáticos: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania – direitos e deveres”. Cada um desses eixos temáticos pode abordar uma série de assuntos, entre eles, produção independente, incentivos, tributação, fiscalização, televisão aberta e fechada, rádio e TVs comunitárias, internet, cinema, mídia impressa, responsabilidade editorial, participação social da comunicação, inclusão social, classificação indicativa, acesso à cultura e à educação, etc.

A Conferência tratará de temas importantes que, para serem debatidos com qualidade e responsabilidade, precisam não só da participação dos profissionais ligados à área de comunicação, mas também de representantes do setor empresarial, poder público e da sociedade, afinal, todos fazem parte quando a discussão está relacionada à “comunicação”.

Como participar

A participação na conferência estadual é gratuita e a inscrição deve ser feita no seguinte endereço eletrônico: www.confecomto.blogspot.com/. As propostas elaboradas na conferência estadual serão levadas para a Conferência Nacional, organizada pelo Ministério das Comunicações.

Na conferência estadual também serão eleitos 23 delegados que participarão e terão direito à voto nas decisões que serão tomadas na conferência nacional.

Quem for à conferência representando setor empresarial e poder público deve comprovar esta representatividade. Porém, vale reforçar que para participar não é necessário estar ligado à empresa ou órgão público, muito menos fazer parte de entidades/associações/grupos da sociedade civil organizada. Qualquer pessoa pode fazer parte da conferência e para isto, bastar se apresentar como cidadão!

O porque da conferência

Todos os Estados realizarão, até o dia 22 de novembro, as conferências estaduais que são preparatórias para a conferência nacional de Comunicação, marcada para acontecer em Brasília nos dias 14,15,16 e 17 de dezembro deste ano. Além da escolha dos delegados estaduais, as conferências em cada estado têm o objetivo de fomentar a discussão sobre comunicação a partir de seus vários desdobramentos temáticos, chamar a sociedade a participar dessa discussão e ainda, preparar os representantes estaduais para o debate na conferência nacional.

A conferência nacional

A Conferência Nacional de Comunicação servirá para orientar a formulação de propostas para uma Política Nacional de Comunicação e de acordo com o regimento interno publicado no Diário Oficial da União, o objetivo geral “visa promover o debate amplo, democrático e plural com a sociedade brasileira”.

Programação

8h às 10h – Credenciamento dos participantes

8h - Vídeo sobre a Confecom

8h40 – Plenária de abertura – Votação do regimento de cada etapa

9h - Mesa de abertura – Presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, da Sociedade Civil Empresarial e Sociedade Civil

9h30 – Painel de expositores sobre os Eixos Temáticos da Conecom

11h30- Almoço

13h- Grupos de Trabalho (GTs) sobre os Eixos Temáticos da Conecom

16h30 - Intervalo

16h45- Plenária final - Apreciação das propostas elaboradas nos GTs e moções e eleição de delegados para a Confecom

18h - Encerramento

Contatos

Telefone geral da conferência: (63) 9977-2009

www.confecomto.blogspot.com

twitter.com/confecom_to

www.proconferencia.org.br

Da redação com informações Assessoria de Imprensa