Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Prova Brasil 2009 começa a ser aplicada aos alunos do 5º ao 9º ano das escolas públicas do Tocantins, nesta quinta-feira, 19. A prova é uma avaliação aplicada pelo MEC - Ministério da Educação para averiguar o desempenho das escolas e tornar público os resultados de 2009, que posteriormente serão usados para compor as médias do próximo Ibeb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. No Tocantins, a avaliação vai acontecer até o dia 27 de novembro, quando 50 mil alunos, de 1.800 turmas e 650 escolas da rede pública de ensino estarão envolvidas.

A Prova Brasil avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes. Com os resultados do exame é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no País. Nos testes aplicados, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo para acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2009, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil.

Os secretários estaduais e municipais de educação podem, a partir do desempenho das escolas de sua jurisdição, elaborar políticas para reforçar a aprendizagem em sua localidade.

Dados Tocantins

O Tocantins conseguiu um ótimo desempenho na última avaliação da Prova Brasil/2007, em Língua Portuguesa e Matemática nas séries iniciais e também no ensino médio, a rede estadual cresceu na média em relação ao ano de 2005. Ainda de acordo com os dados, o Tocantins fica à frente dos estados das regiões Norte e Nordeste na classificação geral.

Fonte: Ascom Seduc