Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rafael Carvalho

O governador Carlos Henrique Gaguim pretende inserir o Tocantins na rota dos turistas que vierem ao Brasil durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. Pensando nisso, o Governador participou, na tarde desta quinta-feira, 19, em Brasília, de uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sobre a plataforma do turismo brasileiro para os dois grandes eventos. Acompanhou o governador na reunião o senador Leomar Quintanilha.

A intenção de Carlos Gaguim é aproveitar as potencialidades naturais do Estado para o fortalecimento da economia e do turismo local. “Sabemos que o Tocantins é um estado privilegiado em termos de turismo ecológico, que vai gerar muito mais emprego e renda para a nossa população”, disse o governador após a audiência, que também contou com a presença do senador Leomar Quintanilha e do presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto.

Leomar Quintanilha aproveitou o encontro com o ministro Padilha para pedir apoio para a aprovação de emendas da bancada tocantinense, voltadas para a qualificação profissional. “Vejo que o Tocantins vai ter um impacto indireto no período da Copa do Mundo. Muita gente vai querer conhecer o Jalapão. O Governador Gaguim está tendo um grande esforço para preparar o Estado”, concluiu o senador.

O presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, disse que o objetivo é criar sindicatos e a Federação Tocantinense do Turismo, para aproveitar o potencial turístico do Estado. “Nós queremos preparar a mão-de-obra em todos os locais que tenham apelo turístico, como o Jalapão, Palmas, o Bico do Papagaio e outros municípios”, explicou o presidente, que acredita ser possível trazer algumas seleções mundiais ao Tocantins, entre um jogo e outro da Copa do Mundo.

A recepção do Ministro às propostas apresentadas foi positiva. “Tudo isso pode trazer um impacto muito importante para o Tocantins, que está crescendo muito com a Ferrovia Norte-Sul e pode crescer também no turismo”, destacou Alexandre padilha.

Financiamentos

Ainda na tarde desta quinta-feira, 19, o governador Carlos Henrique Gaguim se reuniu, em Brasília, com o diretor-geral do Banco do Brasil, Sérgio Nazaré, para pedir agilidade na liberação de financiamentos, que serão destinados a várias áreas. Parte do recurso será voltada para a construção e aparelhamento de hospitais em Araguaína e Gurupi. “Esse dinheiro precisa ser liberado o mais rápido possível, pois ainda temos que fazer as licitações para começar as obras”, ressaltou o Governador.

Ao todo, são quatro financiamentos. A transação, no valor total de R$ 823,6 milhões, já foi autorizada pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que terá como agente financiador o Banco do Brasil. As quatro contratações já foram aprovadas pela Assembleia Legislativa.

Fonte: Secom