Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As provas do Exame Nacional de Certificação de Estudantes (Encceja), que seriam realizados no próximo domingo, 29, foram adiados para 21 de fevereiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) também reabriu as inscrições, que poderão ser feitas até 30 de novembro. O Inep informou que a reabertura das inscrições e remarcação da data do Encceja se deve à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em data muito próxima (5 e 6 de dezembro), o que poderia prejudicar ou sobrecarregar as pessoas que farão os dois.

O Encceja se destina a maiores de 15 anos que não completaram o Ensino Fundamental. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) de 30 de novembro de 2009, pela Internet, no endereço eletrônico http://www.encceja.inep.gov.br/inscricao.

As provas serão de Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. O candidato com aprovação total no exame receberá certificado de conclusão do Fundamental e o que for aprovado em algumas matérias ficará com o certificado de eliminação da disciplina. Os resultados constarão no Boletim Individual de Desempenho entregue a cada participante do Encceja 2009, pelos Correios, a partir da primeira quinzena de maio de 2010.

Até 2 de fevereiro, todos os inscritos devem receber no endereço informado na ficha de inscrição o Cartão de Confirmação, com hora, data e local das provas selecionadas pelo interessado, já que o participante pode escolher entre fazer todas ou algumas delas. Receberá, ainda, o número de inscrição e a senha de acesso aos resultados individuais.

Provas

As provas serão aplicadas em 21 de fevereiro de 2010, nos seguintes horários: das 8h30 às 12h30, Ciências Naturais e História e Geografia; das 14h30 às 19h30, de Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física e Redação e Matemática.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc