Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

O prefeito de Palmas, Raul Filho, em breve começará a viver seu inferno astral com os problemas da infra-estrutura da capital tocantinense, que ano após ano, causam transtornos à população e não se dá uma solução para os graves problemas. O período de chuvas mais intenso tende a começar a partir de dezembro, e, como todos sabem, os buracos tomam conta de toda a cidade, gerando transtornos e prejuízos para os motoristas que tem pneus estourados, rodas e carros amassados ao cair dentro de verdadeiras crateras.

No começo deste ano o internautaRenê Detttenborn chegou a criar um banco de cadastro com os buracos de Palmas na internet, que pode ser acessado no seguinte link (http://renedet.blogspot.com/2009/05/buracos-nos-bairos-ou-buracos-mais.html)

Outras iniciativas críticas à atual administração, que tem deixado a desejar em várias frentes, começam a pipocar na internet e o Twitter será um meio de propagação da falta de atuação da gestão, que embora no segundo mandato, continua não dizendo a que veio. O estrago poderá ser grande e já começa a ser feito pelo micro blog, como pode-se ver no seguinte link ( http://twitter.com/TocaRaulPalmas ). Nele, alem de fotos de obras paralisadas, que tem gerado transtorno para a população da quadra 305 Sul, no centro da capital, pode-se ver o vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=3uQWQ9Wyq-Y ) que mostra o verdadeiro pântano ao qual se converte a quadra 307 Sul, também no centro de Palmas, quando chove.

Além dos problemas recorrentes, de infra-estrutura, a capital também sofre com a falta de ação da prefeitura que tem deixado a cidade emporcalhada com entulho por todas as ruas. Há mais de um mês o Conexão Tocantins mostrou restos de entulho deixados na calçada em frente a uma propriedade do Secretário Estadual da Saúde, numa rua do centro de Palmas, mas até hoje a Prefeitura de Palmas através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah), nenhuma providência tomou, mesmo sabendo que Palmas é uma das 10 cidades com maior risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde. O monturo continua aumentando com restos de garrafas e recipientes que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue, e, pelo visto, outros vizinhos tem seguido o exemplo, já que o poder público é inoperante.

Enquanto a capital padece com lixo por toda parte, o prefeito só pensa numa coisa, o Palácio Araguaia. Transfere a responsabilidade da administração da cidade para a mão do secretário de governo, Darci Coelho e some da cidade. Quando não está fazendo politicagem, está fazendo viagens inúteis para a administração da capital, como a recente visita feita ao Estados Unidos para conhecer no Estado do Mississipi, o sistema de eclusas do rio Mississipi.

Onde esta viagem do prefeito poderá trazer retorno para Palmas é que não se sabe, uma vez que a política de desenvolvimento do transporte hidroviário regional deve ser uma política do governo do Estado do Tocantins, inserida em um plano diretor do governo federal e não de um município. Mas compreende-se a ambição política desmedida e fora de hora do prefeito. O que não dá para aceitar é a política de faz de conta da atual administração.

É bom o prefeito se lembrar desta vez, que não terá outro antecessor para ser culpado, além dele mesmo. Na primeira administração Raul Filho, Palmas foi uma cobaia, nesta segunda, tem sido a noiva preterida em troca da vontade de ocupar o Palácio Araguaia.