Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Estudantes da rede estadual de ensino, já estão preparados para o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, eles fazem parte do universo de mais de 33.900 pessoas que vão fazer a prova. A avaliação será aplicada nos próximos dias 05 e 06, sábado e domingo, às 13h, horário de Brasília. O novo Enem traz como proposta principal a reformulação do currículo do ensino médio.

Na Escola Estadual São José, em Palmas, 95 estudantes vão fazer o Enem. Entre eles está, João Pedro Martins, estudante do 3° ano do ensino médio, que está em busca de oportunidades, ele já prestou vestibular em três instituições de ensino, inclusive fora do Estado. “Estudei além do tempo regular na escola, cerca de quatro horas por dia, ainda estou aguardando os resultados das provas que fiz. E agora com o Enem se aproximando há mais chance para se conseguir entrar em uma universidade”, revela o estudante.

Nesta semana a escola realizou a última preparação antes do exame, as avaliações finais foram elaboradas tendo como base os conteúdos exigidos para o Enem. Durante o ano letivo as atividades e disciplinas foram direcionadas para a realização do exame. “Trabalhamos com simulados, aulões de reforço e de redação, os estudantes estão confiantes e aproveitaram o prazo extra para estudar mais”, conta a diretora da escola, Maria Leda Lustosa. Em 2008 quatro alunos da escola foram selecionados para bolsas do ProUni, Programa Universidade para todos.

Novo exame

Este ano a prova acontece em um novo formato, as 63 questões interdisciplinares que não possuíam conexão, foram substituídas. O Enem agora terá sua avaliação divida em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha.

O exame será realizado com tempo máximo de cinco horas em cada dia de aplicação. Uma das propostas do Enem é democratizar o acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio, com uma formação voltada para a solução das problemáticas do dia-a-dia.

A Universidade Federal do Tocantins reserva 25% das vagas para o Enem. No ProUni, os estudantes tem chance de conseguir bolsas de 25% a 100% de integralidade, entre os critérios de seleção está a nota no exame.

Está disponível a consulta aos locais de aplicação do Enem 2009, na página www.enem.inep.gov.br/consulta. Outras informações podem ser obtidas por meio do contato com o programa Fala, Brasil, do Ministério da Educação, pelo telefone 0800 61 61 61.

Cronograma de Provas

Dia 05/12/2009

· Prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Dia 06/12/2009

· Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Fonte: Ascom Seduc