Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Humberto Leão

Em Miracema do Tocantins, cidade para a qual a sede do Poder Executivo Estadual foi transferida nesta segunda-feira, 7, a primeira-dama do Tocantins, Rose Amorim, prestigiou várias solenidades e realizou visitas a instituições e projetos sociais.

No Centro de Geração de Renda, ela teve a oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pela Associação de Integração Social de Miracema (ASSIM). A entidade, que existe desde 2002, ajuda mulheres a conseguir uma renda extra com a produção de artesanato em redes, toalhas, panos de prato, roupas e bonecas. Cerca de 120 famílias são beneficiadas por ano pelo projeto. Deusivânia da Silva Rodrigues é uma delas. Aos 16 anos, a jovem já aprendeu a bordar e se anima com a profissão. “Eu não sabia fazer nada. Em quatro meses aprendi muita coisa e estou ganhando o meu dinheiro com a venda do que produzo”, afirma a adolescente.

Na APAE, a primeira-dama conversou com os alunos e conheceu o projeto de fabricação de peças em cerâmica. O material, produzido pelos próprios jovens, além de ser uma terapia alternativa, ainda contribui para a manutenção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade.

Rose Amorim também participou da entrega de Cartões do Idoso. A solenidade foi realizada no Centro de Convivência Casa do Idoso, que atende a cerca de 180 pessoas. Aos 63 anos, Dona Ana Mendes de Moraes foi uma das beneficiadas com o direito à gratuidade no transporte intermunicipal. Com a saúde exigindo cuidados, agora vai ficar mais fácil para a funcionária pública aposentada ter atendimento médico em Palmas. “A gente sempre precisa ir a Palmas por causa dos médicos. Com o salário de aposentado não dá para ficar pagando passagem. Este cartão é muito importante e vai ajudar muito”, comemorou.

Para a primeira-dama, o cartão é a garantia de mais qualidade de vida aos idosos. “Eu sei da dificuldade que cada um passa para pagar a passagem de ônibus com o salário de aposentado. Ter a garantia do transporte gratuito já contribui em muito para uma vida melhor a estas pessoas”, disse.

O Cartão do Idoso garante a gratuidade no transporte rodoviário e aquaviário intermunicipal às pessoas com mais de 60 anos e renda inferior a dois salários mínimos. Para ter acesso ao cartão, o idoso deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social do município para que seja orientado para o cadastro que dará direito ao benefício.

 

Fonte: Secom