Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

O governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dedica uma área no Centro Agrotecnológico de Palmas para a produção de mudas de banana. O laboratório de Biotecnologia da Seagro possui 65 mil mudas em fase de produção. Em 2009, cerca de 50 mil mudas foram repassadas a produtores, associações e prefeituras do Estado.

O técnico agropecuário e responsável pelo laboratório, Maurílio Nascimento, aponta as vantagens da produção in vitro: “Num pequeno espaço de tempo, tem-se uma grande quantidade de mudas com padronização e livres de doenças”, pontua. Nascimento também informa que o processo de multiplicação é simples, porém são necessários cuidados específicos para não haver contaminação.

A produção de banana no Tocantins concentra-se nas regiões Central, Sudeste e extremo Norte. Para a coordenadora de Fruticultura da Seagro, Denise Gomes, a cultura é uma das mais indicadas para a agricultura familiar. “O bananal produz o ano inteiro, isso permite ao agricultor ter renda todos os meses”, informa.

A prata (variedade pacovan), a maçã e a nanica são algumas das espécies cultivadas no Centro Agrotecnológico. Os interessados em adquirir mudas podem encaminhar um ofício à Seagro, informando o nome e a localização da propriedade e a quantidade desejada. O pedido será atendido conforme a demanda disponível no Centro.

 

Fonte: Secom