Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

No próximo domingo (24/Jan), professores e universitários da Universidade Tuiuti do Paraná e Instituto Federal Minas Gerais de Bambuí, iniciam em Aliança do Tocantins, a 200 km de Palmas, a Operação Centro-Nordeste Verão de 2010, do Projeto Rondon.

A delegação será composta por 04 (quatro) professores universitários, 01(um) Cabo do Exército Brasileiro e (12) doze universitários de várias áreas do conhecimento. As operações a serem realizadas são caracterizadas pela aliança entre estudantes universitários e comunidades assistidas na busca de soluções que melhorem a qualidade de vida na cidade.

As atividades dos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.

A operação tem como público prioritário: autoridades, lideranças comunitárias, imprensa, professores, gestores públicos, profissionais da saúde, Pioneiros Mirins, produtores rurais, comerciantes, comerciários, crianças, jovens, estudantes, associados do Instituto Pedra Verde, APAE, artesãos e comunidade.

Para o prefeito de Aliança, José Rodrigues (Zé Piqui), essa parceria promove ao aliancense novos horizontes através das ações programadas durante os doze dias da operação. “Vejo que é um momento diferente para nossa comunidade, principalmente, porque o Projeto Rondon não realiza ações assistencialistas, o trabalho envolve multiplicadores, produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais, promovendo efeitos duradouros, certamente, essa parceria nos trás novos horizontes”. Disse.

 Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Defesa, que conta com a participação da Secretaria Geral da Presidência da República e dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde.

O Projeto Rondon viabiliza o trabalho voluntário de professores e estudantes universitários no município, contribuindo para o seu desenvolvimento. O projeto permite aos universitários conhecer de perto a realidade brasileira e sentir os anseios da população.

Cronograma de atividades 

Dia 24/01 – Domingo

Tarde - Chegada à Aliança do Tocantins

Noite – Jantar de confraternização

25/01 – Segunda-Feira

Manhã/Tarde – Reconhecimento do município, contatos e articulações com gestores e lideranças

Noite – Abertura Oficial da Operação em Aliança do Tocantins

26/01 – Terça-Feira

Manhã/Tarde – Mobilização dos participantes

Noite – Cine Rondon

27/01 – Quarta-Feira

Manhã – Oficinas: - Crescimento pessoal e profissional

- Trabalhando com a voz

- Diagnostico do estado da arte do artesanato local

- Dieta alimentar

- Mini curso: Noções básicas de informática

- Palestra: Recuperação e manutenção de áreas de preservação

Permanente (APP’S)

Tarde – Palestra: Educação financeira

- Visita técnica: Vetores de doenças públicas

- Mini curso: Noções básicas de informática

- Palestra: Captação de recursos e financiamento de projetos

- Curso: Criação de abelhas nativas sem ferrão

Noite – Oficina: Projeto de vida

- Palestra: Direitos das mulheres (Lei Maria da Penha)

- Palestra: Cooperativismo e Associativismo

Obs: A programação dos dias seguintes será enviada no próximo release.

Fonte: Ascom Prefeitura de Aliança com informações do Ministério da Defesa