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Estado

Em 2009, o índice de participação popular na Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins aumentou significativamente, no decorrer do ano. De acordo com dados apresentados pelo departamento no mês de janeiro foram apenas oito manifestações, o número foi crescendo progressivamente chegando ao triplo do número inicial, em setembro.

No total, foram 184 manifestações no decorrer do ano, sendo que 47,28% foram originadas pelo link da ouvidoria no site do TCE; 22,28% foram recebidas via e-mail; 21,73% pela central de atendimento; 4,89% foram de atendimento presencial, 2,17% foram surgiram do link “fale com o presidente” e 1,63% foram recolhidas por outras unidades do Tribunal.

Os comunicados de irregularidade lideram lista dos motivos que fazem a população procurar o TCE, com 41,30%. Seguido pelas solicitação de informações, 40,21%; as reclamações, com 9,78% ; sugestões, com 3,26% e os elogios, que tiveram 2,71% .

Para Juliana Arraes, representante da Ouvidoria, este avanço se deve aos importantes passos dados pelo departamento durante 2009. Segundo ela alguns fatores foram determinantes como a aquisição de um sistema de Gestão , que irá automatizar o atendimento das demandas; o inicio do processo de divulgação por meio de um bem elaborado material impresso; a participação em eventos; e o apoio técnico fornecido para a implantação de outras Ouvidorias em órgãos públicos do Estado do Tocantins.

“2010 é o ano do servidor”, disse Juliana que disse que uma uma maior aproximação com o servidor do Tribunal de Contas é uma das principais metas da Ouvidoria para o ano de 2010. “fazemos questão da participação por meio de sugestões, reclamações e denuncias dos profissionais que compõem o quadro de servidores do TCE”, finalizou.

Para que as metas sejam atingidas a ouvidoria aposta na instalação de urnas no TCE, na participação da programação externa e na realização de um evento que tenha a participação como foco central.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE