Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Num discurso eufórico e em tom decisivo, o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) voltou a enfatizar que o seu candidato ao governo é o senador João Ribeiro (PR), durante solenidade política que reuniu na quarta-feira, 27, à tarde mais de 40 prefeitos de várias legendas, inclusive do DEM e PSDB, ex-prefeitos, vereadores e deputados para discutir a sucessão estadual. O evento foi coordenado pelo próprio João Ribeiro e aconteceu no auditório da OAB-TO, que ficou completamente tomado.

Gaguim descartou em definitivo disputar a reeleição, mas ponderou que as pesquisas é que vão apontar o candidato palaciano e frisou que os dois pré-candidatos são João Ribeiro e o prefeito Raul Filho (PT). No entanto, fontes ligadas ao palácio Araguaia acreditam que se o governador estiver bem nas pesquisas até junho, pode ser ele o candidato. Seria o plano “B” dos governistas.

O governador garantiu que está fora da disputa para preservar o governo e que não vai aceitar o uso da máquina administrativa na campanha eleitoral. E foi contundente com políticos que ficam em cima do muro ou que fazem jogo duplo. Para os que adotam essa postura, o seu recado foi curto e grosso: “As nossas lideranças vão ter que ter lado, porque o governo tem que ter posição assumida. Não vou permitir que na minha frente tenham uma postura e por trás nos apunhale”.

Para dirimir qualquer dúvida sobre o seu apoio ao senador João Ribeiro, Gaguim fez uma breve retrospectiva das ações do parlamentar no Congresso em prol do Tocantins, lembrou dos compromissos firmados com ele e o considerou um expoente na arte da articulação política. Fez questão de afirmar que o PMDB não está dividido e que o grupo palaciano está coeso e não tem como perder as eleições.

A estratégia do governador é se manter como o grande conciliador do grupo político no sentido de manter a unidade do governo de coalizão e viabilizar um “chapão”, tendo à frente os partidos que dão sustentação ao governo Lula, referindo-se principalmente ao PMDB, PR e PT. Estão nesse rol ainda o PSB, o PDT e o PPS, além de outras siglas menores.

Gaguim aproveitou a oportunidade para falar das ações de seu governo desenvolvidas até agora e da caravana do Acelera Tocantins, que inicia uma via-crúcis pelo interior do Estado, começando pelas cidades do Sudeste, a partir do próximo dia 4 de fevereiro. Natividade será o primeiro município a receber o governador e sua equipe.

No próximo dia 8, Gaguim e João Ribeiro têm uma audiência marcada com o presidente Lula, quando será apresentado um elenco de reivindicações que visam apoiar os municípios tocantinenses.

“Vamos começar a fazer encontros regionais para discutir política e definir o processo eleitoral”, observou entusiasmado João Ribeiro, ao ressaltar que já conta com o apoio de mais de 100 prefeitos. E reiterou: “Tenho dito que não sou candidato de mim mesmo nem quero ser peso para ninguém. De uma coisa eu tenho certeza, que nós estaremos juntos para repetir a aliança nacional aqui no Estado”.