Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O procurador do Estado, André Luiz de Matos Gonçalves, representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE) junto à Comissão Multilateral de Estudos para a Reformulação e a Reestruturação da Unitins, disse nesta quinta-feira, 28, que o relatório que será entregue ao governador Carlos Henrique Gaguim na sexta-feira, 29, conterá recomendações práticas para a gestão da Universidade do Tocantins.

Segundo Gonçalves, quanto à natureza jurídica da Instituição, a análise da Comissão é que a Unitins seja pessoa jurídica de direito privado – uma fundação pública. Mas para tanto, precisará modificar algumas situações, uma delas o regime de pessoal. Para o procurador, será necessária a realização de concurso público para servidores e professores. “Apenas 27% do quadro atual de recursos humanos da Unitins são concursados”, disse.

Outra recomendação é quanto ao levantamento do patrimônio móvel e imóvel da Unitins. Um outra equipe deverá ampliar a busca de dados para dar um panorama mais completo desta situação.

Nesta sexta-feira, 29, à tarde, integrantes da Comissão estarão em Brasília para uma nova reunião no Ministério da Educação, onde poderá ser decidido e autorizado o recredenciamento da Unitins, para oferta de cursos a distância. Apesar deste compromisso, a Comissão mantém a previsão de entrega do relatório final ao governador também neste 29 de janeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa PGE